fbpx
You are currently viewing 3 estratégias e 10 dicas de marketing e vendas para os hotéis do Nordeste

3 estratégias e 10 dicas de marketing e vendas para os hotéis do Nordeste

Conheça 3 estratégias de marketing e vendas para você alcançar melhores resultados no seu hotel. Veja também 10 dicas rápidas nessa área para vender mais!

Os estados do Nordeste do Brasil são amplamente procurados por turistas em buscas de lindas praias, experiências culturais marcantes e, claro, conforto, lazer e diversão. 

O mercado hoteleiro opera com força na região, sendo que muitos dos principais hotéis e resorts do país encontram-se em capitais como Salvador, Fortaleza, Natal, Maceió. Além disso, também existem muitos em cidades menores, como Morro de São Paulo, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e nos lençóis maranhenses.

Apesar da grande oferta de público, a concorrência é massiva. Isso demanda que os hotéis, pousadas, hostels e resorts criem estratégias de marketing e vendas para divulgar seus  serviços e fidelizar os turistas.

No post de hoje vamos apresentar 3 tendências e estratégias de marketing e vendas para os hotéis no nordeste. É claro que elas valem para qualquer empreendimento hoteleiro, mas focaremos nas necessidades dos hotéis da região, que tem muito a oferecer e precisam criar diferenciais competitivos no mercado local.

Daremos também 10 dicas rápidas para que você consiga bons resultados com suas estratégias de marketing e vendas. Confira!

3 estratégias de marketing e vendas para hotéis do nordeste

1 – Conteúdo: Cada vez mais importante e valioso

O marketing digital necessita de conteúdo para surtir efeito. Estamos em um momento no qual consumidores não adquirem os serviços e produtos de uma empresa baseado apenas na reputação ou em propagandas.

As pessoas querem descobrir mais sobre hotéis e localidades antes de fechar negócio. Portanto, cabe ao empreendimento criar suas estratégias para produzir conteúdos interessantes e atrativos. 

A criação não demanda, necessariamente, uma grande equipe profissional. Com um smartphone em mãos já é possível criar fotos e vídeos muito bons. 

Porém, o ideal é complementar a estratégia de divulgação com textos, posts em redes sociais, newsletters e e-mails marketing para ampliar ainda mais as possibilidades de captação e retenção de público.

2 – Mídia programática e Inteligência Artificial

Todos os gestores da hotelaria estão preocupados em reduzir custos e melhorar os resultados. Esse tipo de desafio se torna mais simples com o uso de ferramentas tecnológicas. Entre elas, destacamos aqui o uso da inteligência artificial e de mídia programática.

A inteligência artificial pode ser aplicada por meio de chatbots, sistemas que fazem atendimento digital de excelência (em muitos casos, mais eficiente do que o atendimento feito por pessoas).

Ela também pode ser utilizada na construção de fluxos de nutrição de e-mails e com o uso de assistentes virtuais, como os desenvolvidos pelo Google e Amazon.

Esses assistentes ainda estão evoluindo, e sua aplicação na hotelaria é muito restrita. Contudo, a expectativa é que seu uso seja aprimorado, assim como funções específicas para uso nos hotéis. 

A mídia programática, por sua vez, é uma forma automatizada da empresa impactar o público certo no espaço ideal para fazer anúncios. O hotel pode selecionar o perfil do público que deseja impactar e encontrar as melhores plataformas para anunciar.

 Entre as principais se encontram:

  1. Anúncios nas redes sociais;
  2. Posts patrocinados;
  3. Anúncios no motor de busca do Google;
  4. Anúncios em banners de sites.

Os resultados desse tipo de anúncio são bem superiores aos obtidos por campanhas de marketing sem um estudo prévio do público ideal e das melhores plataformas de divulgação. 

3 – Uso de criptomoedas: o suprassumo da inovação nos dias de hoje

Se o seu hotel possui um perfil de público mais jovem, o uso de criptomoedas pode ser uma ótima saída. Ele pode ajudar o buzz sobre o empreendimento e atrair pessoas que estão antenadas com as inovações.

Já é possível utilizar criptomoedas, como o Bitcoin, para pagar serviços e produtos ao redor do planeta, e os hotéis estão começando a aderir à essa tendência. Mais uma vez, trata-se de um processo em evolução, mas, muito em breve, esse tipo de pagamento será um grande diferencial competitivo. 

10 dicas rápidas para ampliar a eficiência das estratégias de marketing e vendas

Para fechar nosso post, fique atento nessas dicas para vender mais e melhor com o uso da tecnologia!

  1. Tenha um site responsivo, ou seja, que se adapta às telas dos celulares e computadores;
  2. Certifique-se de que seu site é mais do que um mostruário do hotel. Contrate um motor de reservas e amplie o faturamento com reservas diretas;
  3. Capriche no SEO dos conteúdos e do site para obter melhor ranqueamento nas pesquisas feitas pelos usuários;
  4. Aposte no uso dos anúncios digitais como forma de captar novos clientes;
  5. Não se esqueça de que as redes sociais são ferramentas imprescindíveis para construir relacionamento com o público e divulgar seus serviços;
  6. Crie campanhas de comunicação e ações de vendas personalizadas com base em dados do seu público;
  7. Utilize ferramentas digitais, como PMSs, Channel Managers e CRMs para obter dados estratégicos para suas ações de marketing;
  8. Use e abuse do storytelling. Faça com que suas campanhas e conteúdos contem uma espécie de história para atrair a atenção do público e gerar engajamento;
  9. Não abandone o e-mail, afinal, ele é uma importante ferramenta de comunicação;
  10. Estimule a geração de conteúdos por parte dos seus hóspedes. A melhor propaganda é feita por quem consome e não por quem vende. 

 

É possível aproveitar todo o potencial turístico do Nordeste e se destacar da concorrência com uso de boas estratégias de marketing e vendas.

Gostou do conteúdo? Continue no nosso blog e leia mais conteúdos sobre gestão hoteleira e melhora os resultados do seu empreendimento!


Deixe um comentário