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Administração hoteleira: como otimizar os resultados do seu negócio?

Veja quais são os principais pontos de atenção para aumentar a eficiência da administração hoteleira e melhorar os resultados do seu negócio. Clique e confira!

O propósito de qualquer empresa é dar lucro. A forma como os resultados surgem e o volume desse sucesso são os fatores que diferenciam grandes players dos pequenos participantes do market share.

Todas as empresas devem iniciar suas operações visando a liderança de mercado e, acima disso, bons resultados financeiros para manter sua saúde financeira descomprometida.

No universo da hotelaria, a lógica é a mesma e as metas também: captar mais clientes, fidelizá-los e otimizar os resultados financeiros. A discussão aqui tangencia a forma, as ferramentas e estratégias necessárias para otimizar os resultados.

Veja agora algumas dicas para potencializar os resultados do seu hotel e quais são as áreas e operações da administração hoteleira que podem ganhar muito com algumas mudanças. Boa leitura!

Administração hoteleira: os números não mentem

Essa frase já se tornou um velho clichê, contudo, está carregada de sabedoria. De fato, os números não mentem, e é exatamente por essa razão que as empresas estão utilizando-os cada vez mais para desenhar sua estratégia e refletir sobre as operações.

No caso da hotelaria, os empreendimentos podem contar com os dados contidos em sistemas como o PMS e o Channel Manager para balizar suas decisões com mais fundamento. A era dos dados está trazendo para a hotelaria muitas ferramentas capazes de fazer a compilação e apresentação desses dados em forma de relatórios.

Otimizar resultados significa prestar atenção aos números, deixar com que eles sejam o norte das decisões estratégicas. Para extrair o melhor dos dados e relatórios, o melhor é investir em boas ferramentas digitais e que trabalham integradas.

Podemos destacar ferramentas como:

  1. PMS;
  2. Software de Business Intelligence;
  3. Gerenciador de RM.

Esses 3 softwares podem ser integrados e alimentar um grande banco de dados (que pode ficar em um servidor em nuvem). São essas informações que irão figurar nos relatórios e melhorar a eficiência da administração do hotel.

Mais visibilidade, mais vendas

Quando falamos em visibilidade, temos aqui dois temas importantes: marketing e presença nos canais de venda.

Qualquer profissional do ramo hoteleiro já ligou a televisão e se deparou com inúmeras propagandas de OTAs e agências de viagens digitais. Elas estão sempre presentes, principalmente nos canais de TV a cabo, nas redes sociais e nos sistemas de busca (como o Google).

Isso ocorre porque o ramo de viagens é um dos líderes em investimentos publicitários em todo o mundo. Esse comportamento fez, e ainda faz, muito sentido. As empresas investiram pesado para transmitir a confiança e agilidade de se comprar pacotes, passagens e diárias via internet.

Assim como as grandes OTAs, muitas redes hoteleiras também apostaram no marketing digital para ampliar a penetração da marca no mercado e captar novos clientes. Os custos em marketing digital são acessíveis e os resultados são significativos.

Todo gestor preocupado com sua capacidade de atração de público deve ponderar o uso das estratégias de marketing digital para ampliar sua visibilidade e atrair mais pessoas.

Agora, vamos ao segundo aspecto da visibilidade dos hotéis. Não basta estar presente para o público e ser um hotel com gargalos no processo de vendas. Visibilidade demanda presença massiva nos principais meios de venda, tais como as OTAs, agências digitais e, claro, o próprio site do hotel.

O marketing digital e suas estratégias de conversão funcionam muito melhor quando direcionam os interessados para as vendas online. Portanto, o hotel deve estar apto para distribuir suas diárias nos canais e controlar muito bem as reservas.

Para esta tarefa, nada mais indicado do que utilizar um bom software de Channel Manager. Essa ferramenta faz a distribuição precisa, automatiza processos e evita erros estratégicos que podem gerar problemas para a reputação do hotel, tais como o overbooking.

A qualidade dos serviços é e sempre será um diferencial

Bons resultados são frutos de boas estratégias, e elas só vão funcionar se o produto ofertado for adequado à promessa na hora da venda. Os hotéis que buscam bons resultados e melhorias em suas finanças não podem apenas pensar em cortes, redução de gastos e economias.

Em muitos casos, investir em certos serviços se torna uma opção correta para atrair e reter clientes. Não estamos falando que todo o hotel deve juntar suas economias e abrir um spa cinco estrelas. Estamos falando de fazer o básico bem feito. Limpeza, alimentação, governança, qualidade dos materiais, atendimento humanizado. Todos esses itens são básicos para a hotelaria e precisam ser bem executados..

Excelência nos serviços e no atendimento é um destaque. Os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes quanto às suas escolhas de hospedagem. Além disso, canais como TripAdvisor e demais OTAs concentram inúmeras críticas e elogios, que exercem influência no momento da escolha do hotel.

Oferecer bons serviços é premissa básica e uma excelente estratégia. Portanto, antes de sair buscando inovações para o hotel, reflita sobre a qualidade dos serviços e sua capacidade de ser um diferencial para os clientes.

 

Olhando para a trajetória da hotelaria nos últimos anos, é possível perceber um apoio cada vez mais intenso das tecnologias para que os empreendimentos obtenham bons resultados.

Apostar em tecnologia traz benefícios importantes para a administração hoteleira, tais como:

  • Redução de erros;
  • Melhoria na execução de tarefas;
  • Otimização do tempo de trabalho;
  • Controle das operações.

Todo o hotel que pretende alavancar seus resultados precisa olhar com atenção para seus recursos tecnológicos e para as ferramentas que estão à disposição para gerenciar a propriedade e fazer dela um empreendimento de sucesso.  

Para saber mais sobre essa íntima relação da tecnologia com os bons resultados hoteleiros, convidamos você a conhecer o nosso e-book, que trata exatamente do potencial das novas tecnologias na administração hoteleira.

 


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