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Por que apostar no mercado de viagens corporativas?

O mercado de viagens corporativas tem a expectativa de movimentar 1,7 trilhão de dólares até 2022. Veja a importância desse tipo de cliente para seu hotel!

Enxergar a hotelaria apenas como um serviço de lazer é um grande erro. Quem tem experiência neste ramo sabe que o mercado atende não apenas turistas, mas também profissionais em viagens corporativas e eventos de negócios.

As viagens a trabalho representam um grande segmento dentro da indústria da hospitalidade. De acordo com a Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), profissionais a serviço de empresas fazem entre 60% e 70% das viagens domésticas do Brasil.

Já a FGV, em estudo feito junto ao Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil aponta que o mercado corporativo representa 55% das vendas hoteleiras em nosso país.

Trata-se de um mercado em expansão e bastante variável, afinal, esse número engloba desde um representante de vendas alocado em um hotel super econômico até um executivo de multinacional hospedado em hotel de luxo.

Os empreendimentos que pretendem ampliar sua carteira de clientes e fechar bons negócios precisam ficar de olho no mercado de viagens corporativas.

Neste post, separamos algumas informações para você conhecer mais sobre este segmento e o que seu hotel pode fazer para conquistar este público. Boa leitura!

O mercado de viagens corporativas possui cifras convidativas

A mesma pesquisa da Alagev que apontou as porcentagens de viagens domésticas também apresentou alguns números interessantes. Dentre as 90 empresas consultadas, foram gastos, em 2017, 64 milhões de reais em 486 mil viagens domésticas e mais 33 milhões com 6 mil viagens internacionais.

De acordo com o Annual Global Report & Forecast, feito pela GBTA, a níveis globais, as viagens corporativas movimentaram 1,33 trilhão de dólares, o que representou um aumento de 5,8% em relação a 2016. Até 2022, a expectativa é de uma movimentação superior a 1,7 trilhão de dólares.

O estudo aponta o Brasil como o décimo maior mercado mundial de viagens corporativas, com movimentação financeira acima dos 30 milhões de dólares (em 2017), com um crescimento de 12,7% em relação ao ano anterior.

Esses dados demonstram que há muito mercado para os hotéis que pretendem focar no universo corporativo. Resta aos empreendimentos hoteleiros criarem as estratégias mais eficazes para alcançar esse público e, principalmente, fidelizá-lo.

Bleisure, uma tendência mundial que pode gerar mais resultados

A palavra bleisure é um neologismo do mercado hoteleiro para descrever viajantes que mesclam atividades profissionais (business) com lazer (leisure). Muitas empresas permitem aos seus colaboradores que estendam suas viagens para aproveitar alguns dias de lazer na localidade onde estão. Isso significa a possibilidade de reter tanto o cliente profissional quanto o turista.

Mas o que isso representa de fato?

Representa uma grande possibilidade de fidelização em duas pontas distintas. Caso o hotel ofereça uma boa experiência ao hóspede, abre-se a oportunidade de manter uma relação duradoura tanto com a empresa (que pode enviar ainda mais colaboradores para hospedagem em outros momentos) quanto para a pessoa, no “papel de turista”.

Hotéis não fazem distinções entre hóspedes a trabalho e a lazer. Contudo, é fundamental analisar os processos adotados internamente para averiguar se eles são capazes de ofertar uma boa experiência de hospedagem e abrir espaço para futuros negócios.

Eventos corporativos: Um desdobramento positivo da hospedagem de negócios

Muitas empresas realizam convenções, reuniões setoriais e confraternizações em hotéis. A opção por esse tipo de empreendimento se dá pela qualidade do atendimento, presença de espaços adequados e, em muitos casos, facilidades de deslocamento e hospedagem dos convidados.

Muitos hotéis que focam nas viagens corporativas sabem que atender bem um profissional a trabalho pode abrir as portas e iniciar tratativas para a realização eventos, que são uma ótima fonte de renda auxiliar para os empreendimentos hoteleiros.

Para garantir a realização de eventos, o hotel precisa estar atento à qualidade de sua hospedagem, já que ela pode ser o diferencial para a escolha da sede do evento, e também em outros processos, tais como:

  1. Organização e apresentação do espaço de eventos;
  2. Segurança e comodidade para os participantes;
  3. Qualidade na alimentação oferecida;
  4. Capacidade da equipe de assistência aos eventos;
  5. Uso de tecnologias para coordenar o evento.

Em relação a esse último tópico, é importante saber que os hotéis podem contar com soluções digitais focadas na atividade de produção de eventos. São sistemas inteligentes que operam os cronogramas, a disponibilidades de salas, controle de estoque de suprimentos e materiais e os processos de venda dos espaços.

As melhores ferramentas se integram com o PMS, utilizam dados do sistema de gestão para tornar as operações ainda mais dinâmicas e inteligentes, tanto para o hotel quanto para os clientes.

A produção de eventos não pode ser descartada em um hotel que foca no público corporativo, principalmente porque o sucesso neste segmento pode levar a mais demanda por parte das empresas. Isso pode se refletir em negócios que vão além da simples hospedagem.

Principalmente os hotéis que trabalham com representantes de vendas que fazem visitas às empresas e oferecem seu produto diretamente a eles, apresentar um portfólio com solução para os eventos pode ser um diferencial para fechar o negócio.

 

O mercado de viagens corporativas está em expansão, representa uma grande fatia do faturamento atual dos hotéis e, provavelmente, se manterá atuante durante muito tempo.

Mesmo em épocas em que a economia não favorece o turismo, é importante ter em mente que as empresas não deixam de demandar os hotéis, portanto, não se pode tratar este segmento como um coadjuvante.

Se seu hotel ainda não se sente totalmente preparado para realizar eventos corporativos, um bom primeiro passo é se modernizar e conhecer as soluções digitais para realização dos eventos. Conheça a ferramenta da Newhotel Check-In e aproveite para solicitar uma demonstração!


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