3 quesitos em que seu hotel precisa ser modernizado urgentemente

3 quesitos em que seu hotel precisa ser modernizado urgentemente

A tecnologia pode ser inserida em diversas áreas para otimizar tempo e modernizar seu hotel. Veja quais são as 3 tarefas que são mais beneficiadas com ela!

Já imaginou chegar no escritório de contabilidade e dar de cara com o seu contador utilizando uma máquina de escrever para registrar sua declaração de imposto de renda e enviar pelo correio? Com certeza a maioria dos clientes não ficariam felizes ao se depararem com um processo tão lento e antigo sendo executado em pleno 2019.

É claro que esse foi um exemplo bem radical para apresentar um tema importante, que é a falta de modernização. Qualquer empresa que não acompanha as inovações tecnológicas tende a perder espaço no mercado, mesmo se tiver grandes profissionais e serviços.

Na hotelaria não é diferente. Hotéis que deixam de investir em modernização correm o risco de perderem clientes fiéis ou ver hóspedes de primeira viagem nunca mais voltarem.

No post de hoje, separamos 3 quesitos que todo hotel precisa modernizar para atender às necessidades do mercado e acompanhar a concorrência.

3 tarefas para dar atenção e modernizar seu hotel

1. Atualização de tarifas

A gestão de tarifas é um processo complexo e fundamental para os resultados de um hotel. Manter os valores atualizados em todas as plataformas de vendas e OTAs é um dever do empreendimento, que pode sofrer com represálias de parceiros e até quebra de parcerias em casos de disparidades.

O tarifário de um hotel representa uma espinha dorsal na estratégia de mercado, e por isso é uma área importante para modernizar o hotel. Os valores precisam ser pensados com muita cautela e inteligência, a fim de oferecer o melhor valor para os clientes e para o hotel, claro. Isso são preceitos envolvidos na gestão de receitas, ou Revenue Management, que é fundamental para obter melhores resultados.

Feito todo o trabalho de elaboração das melhores tarifas, o hotel precisa de ferramentas para oferecer essas diárias nos mais distintos canais de vendas de forma organizada e sem erros.

Diante desse desafio, e tendo em vista que muitos hotéis trabalham com tarifas flutuantes, o uso da tecnologia se prova imprescindível para transformar o processo de atualização tarifária em algo simples, ágil e adequado ao contexto de vendas digital.

Para essa missão de distribuição das tarifas elaboradas pela equipe do hotel, o ideal é contar com um Channel Manager. O CM é um sistema inteligente de distribuição e manutenção de tarifas em múltiplos canais. O software permite aos gestores o controle da precificação em uma única interface de fácil utilização e com capacidade para concentrar os mais distintos canais de vendas.

Além desses benefícios, o Channel Manager ainda capta dados que também podem ser usados por uma ferramenta de business intelligence.

2. Comunicação interdepartamental

Outra tarefa fundamental e que precisa de atenção para modernizar o hotel é a comunicação entre áreas. Equipes que não se comunicam com eficiência tendem a sofrer mais com os desafios das demandas cotidianas. Ruídos podem ser criados, deixando o processo lento e custoso.

Antigamente, essa comunicação era feita com o uso de rádios e walkie talkies. Nos dias de hoje, existem soluções baseadas no uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets, e também no uso de sistemas para computadores.

Em ambos os casos, sai de cena a comunicação analógica do rádio e entram as mensagens instantâneas. O uso de recursos digitais para comunicação interdepartamental não é, de fato, uma grande novidade.

Há muito tempo empresas e grandes corporações já descobriram que a melhor forma de trocar informações de forma dinâmica é por meio de ferramentas práticas e com capacidade de oferecer comunicação em tempo real.

Esse tipo de recurso pode ser estabelecido de diversas maneiras, tanto com o uso de sistemas de gestão, quanto com o Whatsapp ou outra ferramenta de chat.

A Newhotel Check-In também conta com uma solução exclusiva para os profissionais da governança, que é o sistema de controle digital, capaz de acompanhar e organizar o trabalho e manter as equipes em comunicação constante.

3. Atendimento nos bares e restaurantes

O controle de consumo em bares e restaurantes é algo que varia dependendo do empreendimento. Alguns restaurantes mais sofisticados usam tablets e sistemas digitais, enquanto outros ainda se baseiam na boa e velha comanda de “quadradinhos”.

O controle analógico, utilizando papel e caneta funciona até hoje sem grandes problemas. Mas modernizar essa área do hotel garante controle para os profissionais e comodidade aos hóspedes.

Por exemplo, quando o restaurante ou bar encontra-se dentro de um hotel, existem recursos que deixam esse controle mais efetivo.

O hóspede pode, em muitos casos, acertar o valor gasto com alimentação apenas em seu check-out, sem a necessidade de pagar cada uma das refeições ou pedidos feitos. Para que esse controle de consumo funcione de forma satisfatória, o melhor é utilizar um sistema de comanda digital.

A solução da Newhotel Check-In se integra com o PMS Alpha, o que amplia a capacidade de controle e a geração de dados estratégicos sobre os comportamentos de consumo dos clientes.

 

Vale ressaltar que esses não são os únicos setores que demandam modernização nos hotéis. Contudo, representam 3 tarefas críticas e que precisam ser analisadas com estratégia pelos gestores.

A tecnologia tende a melhorar processos e criar contexto para modificações positivas e resultados mais expressivos, basta abraçar a Era Digital e usufruir das melhorias que ela pode oferecer para os empreendimentos hoteleiros!

Gostou de conhecer as principais áreas que merecem atenção para modernização do seu hotel? Acesse nosso blog e leia mais conteúdos sobre o universo hoteleiro e como a tecnologia pode otimizar processos!



Fechar Menu