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5 maneiras simples de melhorar a comunicação com os hóspedes

Ter uma comunicação eficaz com os clientes é essencial para qualquer hotel. Veja 5 maneiras simples de se comunicar e melhorar a experiência do hóspede!


A comunicação entre uma empresa e seus clientes é ponto fundamental para a fidelização do consumidor e para a reputação da empresa.

O comportamento de consumo hoje em dia é bastante distinto do que ocorria há décadas atrás. Atualmente, quem não exercita o relacionamento e a comunicação fica para trás dos concorrentes que tomam os devidos cuidados com esses aspectos.

Fazer uma comunicação institucional com os clientes do seu hotel não é algo complexo e não requer grandes investimentos.

Para auxiliar você a encontrar boas soluções comunicacionais para hotelaria, separamos 5 maneiras simples de otimizar a comunicação e a experiência dos hóspedes. Confira!

 

5 maneiras de otimizar a comunicação e a experiência dos hóspedes

 

1. Crie uma cultura de cordialidade e comunicação

Antes de entrarmos na área da comunicação digital, é fundamental falar sobre a interação que o hóspede tem com os profissionais dentro do seu hotel.

A melhor forma de otimizar a experiência do hóspede é fazendo com que ele sinta-se confortável e acolhido. Hospitalidade é palavra de ordem na hotelaria, porém, nem sempre é fácil transmitir esse conceito aos colaboradores.

Invista na formação dos funcionários, faça treinamentos e sempre mantenha viva a importância da relação dentro do hotel. Conforme os hóspedes sentem a cordialidade da equipe, é natural que passem a interagir e informar sobre aquilo que está agradando e o que está carente de melhorias.

 

2. Utilize as redes sociais para realizar atendimentos

Facebook e Instagram são extremamente populares e presentes na vida de quase todos os hóspedes. Eles são ótimos canais de comunicação direta, principalmente via chat, onde os hóspedes podem tirar dúvidas e até mesmo iniciar o processo de reserva.

Se o seu hotel não dispõe de mão de obra para ficar no atendimento via redes sociais em tempo integral, é possível contar com ferramentas como os chatbots, que são sistemas inteligentes de atendimento que apresentam ótimos resultados.

 

3. Não abra mão do Whatsapp for Business

Assim como o Facebook e o Instagram, o Whatsapp é um aplicativo extremamente popular e utilizado em todo o mundo. Seu potencial para os negócios foi reconhecido pelos desenvolvedores, que lançaram a versão “for Business”, que permite criar uma conta empresarial para realizar atendimentos e até mesmo vendas.

Não deixe de utilizar o Whatsapp como um canal de comunicação. Além de render um atendimento rápido e dinâmico, ainda é possível utilizá-lo para potencializar as vendas.

 

4. Faça pesquisas

Se você quer entender a experiência do hóspede e quais as melhores formas de otimizar sua comunicação, por que não perguntar diretamente ao mais interessado na sua melhoria?

Existem diversas formas de aplicar pesquisas de satisfação, desde envio por e-mail até fazendo uma ação junto à recepção para estimular o preenchimento manual de uma pesquisa impressa.

A forma como você vai executar pode ser bem distinta, porém, é fundamental estruturar uma pesquisa curta, com perguntas fundamentais e que sirva realmente para nortear os processos do hotel.

Existem PMS no mercado que disponibilizam módulos de pesquisa e satisfação. É uma boa opção para ter o feedback necessário sobre a satisfação e experiência dos hóspedes.

 

5. E-mail também funciona!

Muita gente não acredita no poder dos e-mails como forma de comunicação institucional. De fato, eles não são as ferramentas mais certeiras do mundo, afinal, vai depender da vontade do cliente de abrir ou não sua mensagem.

Mas os números mostram a eficácia do email:

  • 92% dos adultos online utilizam o email, e desses, 61% abrem diariamente;
  • 72% das pessoas preferem receber promoções e contatos institucionais através de email do que redes sociais;
  • O email é quase 40 vezes melhor na aquisição de novos clientes do que redes sociais.

Ou seja, se o hotel estabelece e-mails interessantes, com conteúdos úteis e atraentes, as chances de reter a atenção do cliente aumenta. Uma vez que ele participa da sua lista de e-mails e vê valor nas suas comunicações, crescem as chances de efetuar boas campanhas de marketing e comunicação.

Portanto, não abra mão de utilizar o e-mail, mas seja cauteloso com a frequência dos envios e com a qualidade deles. O exagero pode deixar seus contatos saturados.

 

Seguindo essas 5 dicas, as chances de potencializar a comunicação e a experiência do hóspede aumentam significativamente. A relação entre uma empresa e seus clientes é algo que demanda cuidados e estratégia.

Portanto, faça o trabalho de desenvolvimento dos processos comunicacionais com cautela e sempre leve em consideração que conteúdos informativos e cordialidade são dois pilares importantes na conquista dos consumidores!

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