6 dicas para decifrar o perfil de público ideal para o seu hotel

6 dicas para decifrar o perfil de público ideal para o seu hotel

O seu hotel sabe como receber os perfis dos hóspedes principais?
Isso ocorre porque as necessidades, comportamentos e preferências dos hóspedes a negócios e lazer são bastante diferentes. Um hóspede que viaja com a família geralmente não tem os mesmos interesses que um mochileiro, por exemplo.

Portanto, é necessário conhecer o perfil de seu público. Levar isso em consideração é fundamental para garantir a satisfação e fidelização de seus clientes! Porém, se você ainda não tem certeza, reunimos algumas dicas neste post que podem te ajudar! Confira:

Quais são os principais perfis dos hóspedes?

1. Famílias com crianças
Para as famílias que viajam com crianças, a segurança e o conforto durante a estadia com seus filhos são os principais aspectos a serem considerados. Além disso, querem saber como é a avaliação dos outros pais que se hospedaram, ressaltando que o hotel cumpre devidamente tudo o que afirma oferecer. Isso não é diferente de outros perfis de hóspedes, no entanto, os pais serão muito mais rigorosos neste ponto da investigação.

Dicas para atrair famílias com crianças:

Eles preferem quartos espaçosos e bem equipados, os pais precisam de quartos que dêem para guardar seus pertences e os de seus filhos. Além disso, muitos pais preferem camas separadas para seus filhos;
> Oferecer opção de cardápio infantil ou com comidas mais leves;
> Tenha uma mini despensa ou uma cozinha extra. Esse local geralmente tem vários tipos de frutas, leite, além de micro-ondas, geladeira e até fogão;
> Oferecer atividades recreativas, como cinema, aulas de dança, oficinas de culinária e programa especial de férias, por exemplo;
> Oferecer serviço de babá;
> Tenha uma sala de jogos;
> Faça uma piscina infantil no seu hotel.

2. Casais
Esses perfis de hóspedes podem estar em lua de mel ou em busca de atividades para sair da rotina e curtir um ao outro.
O casal que viaja geralmente quer privacidade, conforto e segurança. Em geral, estão dispostos a investir um pouco mais para ter experiências mais únicas.

Dicas para atrair parceiros:

Prepare um presente romântico para recebê-los (espumante e morangos, por exemplo);
> Ter um sofá aconchegante na sala;
> Disponibilize bicicletas para andar.

3. Pessoas viajando a negócios
Atrair hóspedes em viagens de negócios é uma estratégia fundamental para garantir uma taxa de ocupação regular. Obviamente, isso varia de região para região com base na demanda, mas ajuda a criar um bom ambiente no hotel.

O principal objetivo desta ação é aumentar as vendas, mas para ter sucesso neste tipo de estratégia é necessário criar as  melhores condições e oferecer os serviços que estes viajantes procuram.

Dicas para atrair viajantes de negócios:

> Tenha um wi-fi de qualidade;
> Tenha uma mesa de trabalho;
> Tenha uma cama confortável;
> Ofereça equipamentos e serviços específicos: boas salas de reuniões e auditórios para treinamentos, por exemplo;
> Ofereça incentivos exclusivos para viagens de negócios;
> Faça parceria com eventos.

4. Backpackers
Freqüentemente, esse tipo de hóspede viaja sozinho. Portanto, o hotel deve ter uma estrutura que permita a interação entre os visitantes.

Além disso, os mochileiros tendem a ser baratos, nem sempre por necessidade, mas por opção, pois preferem investir em experiência, aprender sobre a cultura local e visitar diferentes lugares na mesma viagem. Por esta razão, eles optam por acomodação mais barata.

Dicas para atrair mochileiros:

Tenha preços atrativos;
> Disponibilizar itens adicionais, como produtos de higiene;
> Ofereça um kit de boas-vindas com alimentos essenciais (suco, biscoitos, pão e manteiga).

5. Pessoas com animais de estimação
Muitos tutores não podem viajar devido ao fato de não poderem trazer consigo os seus animais de estimação ou porque não têm uma pessoa de confiança com quem deixar os animais durante o período da viagem. Por isso, hotéis que aceitam animais têm sido favorecidos por esse público, já que conseguem viajar com o animal e curtir bons momentos. Na guerra da competição, ganha o hotel que se prepara para esse novo hóspede.

Dicas para atrair pessoas com animais de estimação:

> Deixe claro que você aceita animais de estimação;
> Canil: é interessante, se possível, ter um canil para que os donos possam deixar o animal dormindo ali. Isso não é obrigatório, mas é uma opção atraente;
> Guia – peça aos convidados para se moverem com seus animais de estimação usando guias. Isso evita que o animal se aproxime de outros hóspedes e não os perturbe;
> Forneça acessórios: cama para animais, tigelas de comida, coleira e kit de caminhada.

6. Idoso
Com o aumento da expectativa de vida, os idosos tendem a aproveitar mais a vida, seja participando de projetos locais ou fazendo voluntariado, mas também podem querer aproveitar essa fase de outra forma: viajando!

E apesar das peculiaridades, os hóspedes mais velhos são como todas as outras pessoas – eles querem ser bem cuidados e surpresos. Cuidar dos mínimos detalhes da sua experiência no seu estabelecimento é o que vai fazer a diferença!

Dicas para atrair idosos

> Corrimãos e barras de apoio em quartos e banheiros;
> Ter assentos sanitários elevados;
> Elevador e rampas de acesso;
> Pessoal médico ou ambulatorial disponível;
> Possuir cadeira de rodas, andador ou bengala, caso algum hóspede necessite;
> A receptividade e atendimento a este grupo deve ser especial: com menos formalidade, mais carinho e atenção;
> Ter preços promocionais para grupos de idosos;
> Ter alimentos saudáveis, nutritivos e deliciosos no cardápio de alimentos;
> Ofereça aulas de dança, festas temáticas, bingo e atividades ao ar livre.

Afinal, como você identifica o perfil do hóspede do seu hotel?
O primeiro passo é analisar os dados cadastrais dos seus convidados.

Nesse processo, é possível ter acesso a informações importantes sobre seus clientes, como sexo, idade, procedência, e-mail, redes sociais que utiliza e etc. A partir disso, é possível fazer uma análise desses dados e aprender um pouco mais sobre eles.

Após a estadia, vale também fazer uma pesquisa de satisfação para ouvir os hóspedes. Esta pesquisa fornecerá dados valiosos para entender o que está funcionando em seu negócio e identificar os elementos críticos.

Vale ressaltar que ter uma equipe bem treinada é fundamental para garantir a qualidade do atendimento em todos os tipos de perfis. Qualquer hóspede apreciará a gentileza dos funcionários, principalmente aqueles que têm um contato mais direto com eles.

Com todas essas informações estratégicas em mãos, fica mais fácil planejar ações para atrair cada grupo de viajantes.

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