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6 hacks para melhorar a gestão de estoque do seu hotel

Ter uma boa gestão de estoque no hotel é essencial para evitar desperdícios e gastos desnecessários. Veja 6 dicas que preparamos para te auxiliar!

Estocagem é um processo bastante complexo e demanda inteligência. Empresas que possuem grandes estoques tendem a perder dinheiro na mesma velocidade que empresas que sofrem com a falta de produtos para a reposição.

A gestão de estoque é delicada, semelhante a uma balança. Gastos demais significam desperdícios ou falta de capacidade para negociar preços e quantidades, gastos de menos podem resultar em escassez ou produtos abaixo da qualidade esperada.

Essa tênue linha entre o erro e o acerto na gestão de estoques de um hotel tangencia a realidade, principalmente das equipes de Alimentos e Bebidas e Governança. São eles que lidam com itens estocados, como os ingredientes para os pratos e os amenities colocados nos quartos (shampoos, condicionadores, barras de sabão, etc).

Os profissionais dessas equipes acabam se acostumando com a forma de gerenciar o estoque. Porém, quase todos já passaram por situações complicadas, como vivenciar um grande desperdício ou uma situação desconfortável por falta de material para reposição.

Quer saber as nossas 6 dicas para fazer uma boa gestão de estoque do hotel? Então fique atento aos próximos tópicos!

6 hacks para melhorar a gestão de estoque do hotel

Hack 1. Inventário é tudo!

Como você sabe, o estoque de um hotel é algo variado. Existe um para alimentos, bebidas e produtos de higiene. Porém, também há o estoque de produtos de longa duração, como lençóis e toalhas, que também devem ser vistoriados com frequência. Diante de tantos itens para analisar, nada melhor do que apelar para o uso do bom e velho inventário.

É essa lista de itens que inicia todo o controle necessário para gerenciar o estoque de maneira positiva. Somente os gestores e funcionários que sabem as quantidades estocadas e o volume de saída dos produtos serão capazes de fazer a gestão sem causar nenhum desequilíbrio ao fluxo de entrada e saída.

Mesmo que seja uma tarefa árdua, não deixe de tirar um tempo para listar os itens estocados e começar um controle mais pleno.

Hack 2. Faça uma ficha técnica dos produtos

Além da listagem para inventário, é importante definir quais são os itens selecionados para venda em cada PDV (para os hotéis possuem diferentes pontos de vendas de diferentes produtos em seu interior).

Esse controle permite fazer um gerenciamento automatizado do estoque do hotel. Dessa maneira o gestor sabe quais são as quantidades e os destinos de cada produto, otimizando os cálculos e agilizando a contagem dos materiais disponíveis.

Hack 3. Analise o fluxo de saída dos produtos

O hotel acaba de perder vinte quilos de peixe estragado e negou 50 pedidos de vitela por falta de ingredientes? Sinal de que há grandes desequilíbrios rolando na gestão do estoque. Um bom gerente de armazenamento precisa compreender o fluxo de saída dos produtos, para evitar que ocorram desperdícios.

Quem gerencia o estoque para A&B precisa passar, pelo menos, uma semana inteira analisando o movimento do restaurante e os pedidos realizados. O mesmo se aplica para gestores de outras áreas, como da governança ou de uma área de lazer, como um spa.

Sem saber ao certo qual o volume de saída, como dimensionar a reposição? Portanto, nada de ficar analisando o estoque apenas no background do hotel. Vá até os locais onde os produtos são consumidos e entenda a dinâmica de consumo deles.

Hack 4. Elimine produtos com baixa saída

Retire de circulação os itens que vendem pouco ou que sobram demais. Trace com as equipes responsáveis uma estratégia para “queimar o estoque” e, a partir de então, reduza as quantidades adquiridas.

Nem sempre um hotel sabe de primeira quais produtos vão deslanchar e quais vão encalhar, portanto, nada de desespero. Dê um jeito de reduzir o estoque ao nível zero e comece o novo ciclo de reposição com quantidades mais adequadas.

Hack 5. Cuidado com o buffet e coffee breaks

Muitos hotéis gostam de oferecer luxo e fartura para seus clientes, tanto para os hóspedes quanto para realizadores de evento. O grande problema é confundir fartura com exagero. Analise a saída dos produtos em mesas de buffet e coffee breaks e dinamize as quantidades para evitar os desperdícios.

Cuidar da quantidade não é ser “pão duro”, trata-se de inteligência de negócios e preocupação com a sustentabilidade.

Hack 6. Confie na tecnologia

Sistemas de gestão de estoque são amplamente utilizados em outros segmentos, como oficinas mecânicas, livrarias, supermercados, etc. Agora, chegou a vez da hotelaria ter um sistema de gestão focado em suas operações e que se integra com outras soluções digitais para hotelaria alocadas em nuvem.

Não deixe de ponderar o uso de sistemas de gestão de estoque como uma saída inteligente e de ótimo custo-benefício para o hotel. O sistema faz uma varredura completa com direito a análise e compilação dos dados mais importantes para balizar a tomada de decisão e a melhoria na gestão do estoque.

 

Essas são algumas dicas para você otimizar a gestão de estoque no hotel e trazer resultados ainda mais satisfatórios para o balanço financeiro, além de ser uma ótima forma de evitar desperdícios, principalmente de alimentos!

Se quiser saber mais sobre o universo da hotelaria, as soluções mais inteligentes para o seu negócio e as inovações do momento, não deixe de acompanhar o nosso blog!