Automação em hotéis: implemente tecnologias para otimizar os processos

Automação em hotéis: implemente tecnologias para otimizar os processos

A utilização da tecnologia dentro das empresas e indústrias tem finalidades bem definidas, tais como automatizar processos, estabelecer padrões técnicos e de produção, economia de tempo, redução de erros e melhoria de resultados. 

Na indústria hoteleira, as tecnologias e soluções digitais são adotadas com foco na ampliação da capacidade da equipe hoteleira em gerar resultados e refinar seus processos. E não são poucas as ferramentas que se adaptam ao universo hoteleiro, e que são exclusivamente dedicadas a este segmento.

Neste post, o assunto vai ser a tecnologia! Contudo, dessa vez o foco não será diretamente na captação de resultados, mas sim no desenvolvimento e otimização de processos. 

Processos corporativos bem desenhados são alicerce para qualquer empresa de sucesso. Descubra mais sobre a revolução de processos e como seu empreendimento pode entrar em um novo contexto de organização de trabalho e execução de tarefas. Boa leitura!

Em quais setores a automação em hotéis é bem vinda?

Processos de automação em hotéis podem ser aplicados nos mais distintos setores, desde a recepção até a gestão do empreendimento. É importante destacar que automatizar não significa necessariamente a dispensa de pessoas e a troca delas por máquinas. 

Em muitos casos, o que a automação faz é simplificar a rotina de trabalho dos colaboradores, dando a eles mais tempo útil para desempenhar tarefas mais complexas e deixar de lado as mais mecanizadas. 

Sendo assim, vamos destacar alguns dos pontos nos quais a automação em hotéis gera bons resultados e grandes transformações.

Gestão Financeira

O controle da receita e das despesas do hotel demanda números, cálculos e muita atenção para não gerar erros no balanço. 

Erros na gestão financeira podem ser complicados de identificar. Além disso, é comum que as pessoas demorem muito mais para entregar tarefas devido à cautela necessária para realizar cálculos e relatórios.

Automatizar a gestão financeira deve ser uma das prioridades do hotel. Isso significa ter mais:

  • Segurança;
  • Controle amplo das operações financeiras;
  • Precisão na criação de relatórios e análises de desempenho.

Gestão de reservas

Assim como ocorre com o setor financeiro, o departamento de reservas precisa de muita cautela e precisão em suas operações para evitar overbookings, quartos ociosos e qualquer tipo de problema envolvendo a hospedagem dos clientes.

O grande benefício da gestão automatizada de reservas em hotéis é a possibilidade de enxergar com mais clareza o andamento das operações e da ocupação. Isso permite realizar – com comandos simples – as mudanças de estratégia e precificação para gerar mais receita e movimentação no hotel.

Integração de canais

Reservas e vendas são duas áreas bastante interligadas. Ambas precisam estar em sintonia para que seja possível realizar um bom trabalho na ocupação do hotel. Atualmente, como você já deve ter percebido, a internet responde por um grande volume das vendas hoteleiras, e isso ocorre em diversos canais.

Existem diversas formas de vender diárias e serviços do hotel na internet. O ideal é que as equipes de venda e reservas tenham o controle absoluto sobre todos esses canais de comercialização. A automação entra em cena com os sistemas de administração de canais de venda, o famoso Channel Manager. 

A ferramenta controla as precificações, disponibilidades e evita disparidades entre os canais, tudo de forma inteligente e com pouco esforço. É possível controlar todos os canais com comandos simples e encontrar todas as informações em uma única interface, o que amplia o controle e a eficiência. 

Produção de relatórios e análises

Quem trabalha com números sabe que compilar dados e emitir relatórios de desempenho nem sempre é uma tarefa simples. Dependendo do volume de informação, é possível passar dias montando relatórios e análises para apresentação de resultados. 

Esse tipo de demanda costuma ser tediosa, estressante e passível de erros (quanto mais cansado está o colaborador, maior as chances de errar somas, porcentagens e cálculos), e a automação veio como uma ótima solução para os hotéis. Sistemas inteligentes tem a capacidade de gerar relatórios em instantes e acabar com essa dor de cabeça.

Os sistemas calculam e compilam os dados em instantes, sem a necessidade de realizar nenhuma conta, apenas definir os parâmetros e métricas desejadas. Isso facilita – e muito –  a vida dos gestores na hora de apresentar resultados e analisar o desempenho do hotel como um todo. 

Além disso, a redução no tempo gasto com essa tarefa é muito bem-vinda, já que deixa o profissional com tempo livre para executar outras demandas. 

Todos esses benefícios da automação podem ser entregues à rotina do seu hotel com a utilização de sistemas integrados e inteligentes. A Newhotel Check-In tem um vasto portfólio de soluções digitais. Elas podem ser integradas e se complementam para automatizar demandas, aprimorar a inteligência administrativa e estratégica do hotel e transformar a rotina de colaboradores.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como as soluções desenvolvidas pela Newhotel Check-In podem trazer mudanças positivas e disruptivas para os processos e resultados da hotelaria!

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