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Como administrar uma pousada com auxílio da tecnologia

Quer saber como administrar uma pousada minimizando erros? Veja esse e outros benefícios que a tecnologia pode trazer e como ela pode ajudar seu negócio.

Quando você pensa em uma pousada, a imagem que lhe vem à cabeça é de um local de descanso, longe da agitação da cidade e da correria do trabalho, certo? Muitos clientes quando se hospedam chegam até mesmo a desligar telefones e tablets, tudo para se manter “offline” durante alguns dias.

A ideia de desconexão e relaxamento em uma pousada é ideal para hóspedes, afinal, descansar plenamente é algo difícil de se fazer com tantas notificações de aplicativos e e-mails chegando.

Porém, quando pensamos em como administrar uma pousada, é inegável os benefícios trazidos pela tecnologia.

Ser um local de lazer e ruptura com as tarefas do dia a dia é algo que deve ser oferecido aos hóspedes. Mas essa experiência positiva pode ser melhorada conforme a pousada adota ferramentas digitais, que foram desenvolvidas exclusivamente para otimizar os serviços da hotelaria.

Se você ainda faz muitas tarefas manuais e preserva a essência “desconectada” em seu estabelecimento, veja agora como administrar uma pousada e porque você deve apostar na tecnologia como um parceiro do seu negócio e não como um desafio para a rotina!

 

Como administrar uma pousada: Reservas online como uma solução para o telefone ocupado

Na alta temporada é comum encontrar reclamações de pessoas que tentaram contato com a pousada, mas não obtiveram sucesso devido à alta frequência de ligações. Hoje os hóspedes pedem comodidade acima de tudo, e isso não pode ficar restrito às dependências do estabelecimento.

Comprar online hoje é um dos maiores símbolos de comodidade. Ter um site funcional e de uso facilitado é o melhor caminho para desobstruir as linhas telefônicas e ainda sim contar com reservas entrando o tempo todo.

Até mesmo as pessoas mais velhas já estão migrando para a realidade das compras online, não há motivos para ficar preso aos antigos processos.

Vale mencionar que possuir um site próprio e um bom motor de reservas online garante que seus clientes façam a reserva diretamente com você, reduzindo os custos de comissão sobre as diárias e abrindo um canal importantíssimo para o relacionamento com o consumidor.

 

Gestão das reservas: mais comodidade para o hóspede, menos dor de cabeça para a pousada

Quem nunca passou por um aperto na recepção devido à uma reserva sem registro que atire a primeira pedra. Muitas vezes, na correria do check-in e das demais tarefas, equipes reduzidas podem sofrer com o desencontro de informações.

Isso pode ser ruim tanto para o hóspede, que pode se deparar com um overbooking ou um quarto não preparado, quanto para o estabelecimento, que terá de lidar com a insatisfação dos consumidores, além de todos os processos de reembolso, transferência de quartos, etc.

Sistemas inteligentes de gestão hoteleira permitem concentrar todas as informações de reservas em um único ambiente virtual, tanto as que são feitas pelo site, pelas OTAs ou até mesmo pelo telefone. Um espaço dentro do programa na qual os gestores podem conferir as reservas, cancelamentos, mudanças de datas e qualquer outra informação sobre o itinerário dos visitantes.

Esse tipo de controle permite que os erros com reservas sejam extintos de uma vez por todas, beneficiando a organização e reduzindo desagradáveis erros que podem ser muito maléficos para a reputação da sua pousada.

 

Controle de consumo: menos papel, mais eficiência

O filho pede um sorvete, a mãe aceita mas depois pede para cancelar pois agora é hora do almoço. Um grupo de amigos pede um balde com 3 cervejas e depois se junta com os demais e na hora da conta tudo vira uma grande confusão.

Problemas com comandas de consumo acontecem o tempo todo, e quem já trabalhou nessa função sabe que sempre tem um momento em que algo não sai como está escrito no papel da comanda.

Esse tipo de situação é bastante desagradável, e mesmo quando o problema é causado pelo hóspede, sempre sobra para a reputação da equipe de atendimento, que fica com fama de lenta e desorganizada.

Muitos dos melhores restaurantes e bares do mundo já adotaram soluções digitais para evitar esse tipo de problema, e agora existem tecnologias similares voltadas para o controle dentro dos hotéis.

Imagine centralizar em uma única conta o consumo do frigobar, do bar da piscina e até mesmo do restaurante em um único sistema. Isso pode ajudar a administração da pousada de algumas formas:

  • Não perder o controle sobre os gastos dos hóspedes;
  • Evitar inadimplência;
  • Situações de desacordo na hora de pagar a conta.

 

Comunicação e relação com o cliente

Mandar e-mails, oferecer pesquisas de satisfação e responder as avaliações são algumas formas de comunicação que estreitam a relação entre a pousada e seus consumidores. Atualmente, a melhor forma de se fazer presente é por meio da comunicação digital, seja pelas redes sociais, aplicativos de conversa ou por correio eletrônico.

Clientes que sentem que o estabelecimento está preocupado com sua experiência, e que os procura para receber um feedback e entender como melhorar, tem mais chances de retornar, se tornando um cliente fiel.

Portanto, não deixe essa oportunidade passar em branco, esteja presente, comunique-se com sua clientela e faça desse trabalho uma oportunidade de fidelização dos seus hóspedes.

 

Esses são apenas alguns aspectos que podem ser otimizados com o uso da tecnologia. Existem inúmeras soluções digitais prontas para atender sua demanda e aprimorar o trabalho de toda a sua equipe. Deixe de lado as antigas amarras e saiba como administrar uma pousada com uma nova forma de trabalhar. Mais moderna, dinâmica e eficiente!