fbpx
You are currently viewing Como os micro apps estão revolucionando o setor hoteleiro

Como os micro apps estão revolucionando o setor hoteleiro

Conheça o conceito por trás dos micro apps para hotéis e como eles podem otimizar as operações e oferecer mais agilidade para os usuários. Clique e confira!

Como falar de tecnologia sem falar dos dispositivos móveis? É quase impossível abordar qualquer assunto relacionado à evolução tecnológica sem mencionar smartphones e tablets.

Atualmente, o conceito mobile first está em alta, com soluções e novidades tecnológicas sendo desenvolvidas com foco operacional no mobile. Bem diferente do que acontecia antes, quando as soluções pensadas para computador recebiam adaptações para rodar em smartphones.

Os dispositivos móveis são o principal alvo da indústria da tecnologia nos dias de hoje. Diversos softwares de gestão e sistemas informacionais já operam em Android e iOS. Além disso, existem os apps e micro apps desenvolvidos para criar soluções para as empresas e seus clientes.

No caso da hotelaria, os micro apps estão se tornando muito comuns e trazendo bons resultados. Eles otimizam operações e concedem mais conforto e agilidade para a experiência dos clientes.

No post de hoje você vai conhecer mais sobre os micro apps e entender os benefícios que eles trazem para as operações hoteleiras e para o relacionamento com os clientes. Confira!

Micro App na hotelaria: um pouco mais sobre este conceito

Para quem ainda não está totalmente acostumado com a linguagem tecnológica, os micro apps são aplicativos como aqueles que já conhecemos. Porém, a diferença é que seu foco é em uma ou algumas operações específicas.

Pode parecer algo muito novo, mas pense nos desktops. Quantos softwares e funcionalidades do seu PC são, na verdade, um apanhado de linhas de código que servem para desempenhar uma única função? A resposta é: muitos, basta lembrar de programas como paint e bloco de notas!

No desenvolvimento de aplicativos, é comum encontrar programas bem completos, que conseguem fazer várias funções e apresentam vários recursos. 

Contudo, quando se fala de apps para uso empresarial, nem sempre a melhor solução é um app que engloba diversas funções e operações, mas sim um app específico que consegue desempenhar muito bem poucas ações. 

No universo mobile, a melhor definição para os micro apps é: uma aplicação orientada para o usuário final e que entrega alta funcionalidade e eficiência para executar alguma tarefa.

Quais são os tipos de micro apps mais utilizados na hotelaria?

Na verdade, um hotel pode buscar o desenvolvimento ou aquisição de micro apps para diversos tipos de operações, desde o check-in do hóspede até aspectos internos como administração das equipes de governança e controle de consumo em restaurantes.

O importante é que o hotel compreenda que o uso de um micro app tem como premissa otimizar algum setor ou operação, tendo como destaque alguns usos, tais como:

  1. Descentralizar a execução de tarefas em ferramentas digitais, o que facilita a rotina dos empregados e agiliza a comunicação entre os setores;
  2. Criar experiências personalizadas para os hóspedes e agregar ainda mais valor à experiência e diversão dos seus clientes;
  3. Gerenciar produtividade dos setores e equipes;
  4. Agilizar tarefas simples, como preenchimento das informações de Check-In e realização do Check-Out;
  5. Facilitar a comunicação do hóspede com setores como cozinha e governança.

O resultado do uso dessas ferramentas é a otimização dos serviços prestados pelo hotel e a transformação da experiência em algo mais moderno, ágil e confortável. 

Meu hotel pode ter um aplicativo próprio? 

Sim! Para isso, é preciso buscar uma empresa para o desenvolvimento do sistema. Esse tipo de serviço tem preço variável de acordo com a complexidade do aplicativo e tempo de desenvolvimento.

Encontrar o desenvolvedor ideal é parte importante para que o aplicativo seja funcional. Tenha em mente que um sistema digital precisa operar sem erros para que seja, de fato, uma ferramenta útil para as operações. 

Também é preciso ficar atento a segurança das informações do app para não criar dores de cabeça no futuro. 

Lembre-se de dois fatores importantes:

  1. O aplicativo deve ter uma interface simples e bem desenhada
  2. O uso deve ser intuitivo, sem necessitar de muito conhecimento tecnológico

Esses aspectos não são regras, contudo, quanto mais simples de usar, maior as chances das pessoas aderirem ao uso do app.

Desenvolver um aplicativo é o tipo de investimento que pode ser alvo de dúvida, principalmente por parte de gestores e proprietários que não estão muito acostumados com as novas tecnologias. Contudo, nunca se esqueça de que o público da hotelaria está cada vez mais informatizado e receptivo com novas tecnologias

 

Em um mundo imerso na tecnologia, a hotelaria não pode ficar inerte às mudanças dessa Era Digital. O uso de sistemas inteligentes para gestão de propriedade, vendas, inteligência de negócios e RM já é uma realidade no segmento. 

Agora, cabe aos hotéis partirem para novas fronteiras da inovação, investindo em tecnologias que otimizam seus processos e aprimoram a experiência dos clientes. 

A tecnologia é uma excelente aliada do setor hoteleiro, dando espaço para o surgimento de conceitos como os Hotéis Inteligentes. Quer saber mais sobre eles e descobrir 4 dicas inovadoras? Então clique e acesse o conteúdo produzido pela nossa equipe de especialistas!


Este post tem um comentário

Deixe um comentário