Como estabelecer um fluxo de comunicação interna em hotéis

Como estabelecer um fluxo de comunicação interna em hotéis

Ter uma boa comunicação interna no hotel reflete diretamente na qualidade do serviço oferecido. Saiba como melhorar a comunicação do seu negócio!

A comunicação é fator fundamental para o sucesso de uma empresa. Bons processos comunicacionais são a chave para reduzir erros operacionais e evitar transtornos e desencontros.

Ao longo dos anos, a comunicação empresarial foi ganhando destaque no meio administrativo, deixando de ser apenas uma ferramenta simples de divulgação para se tornar um importante pilar estratégico, tanto no que diz respeito à comunicação externa (feita com clientes, fornecedores e parceiros) quanto na comunicação interna.

Comunicar-se bem internamente é um grande desafio gerencial, ainda mais em um empreendimento hoteleiro. Os hotéis possuem um grande fluxo de demandas operacionais que precisam estar em sintonia para que seja possível entregar aos clientes a melhor experiência possível.

A fluidez comunicacional tem impacto direto nos resultados obtidos por uma equipe. Portanto, ao pensar na comunicação interna em hotéis, é importante tratá-la como um fator que pode potencializar os resultados e trazer melhorias para o ambiente interno e para o relacionamento com os clientes.

Veja agora algumas dicas para estabelecer a comunicação interna em hotéis!

 

4 dicas para ter uma boa comunicação interna em hotéis

1 – Estabeleça processos padronizados

A padronização de processos é um fator relevante em muitos setores, desde uma linha de produção até a troca de e-mails. A comunicação, quando não é feita de forma clara, é capaz de trazer grandes transtornos. Por isso, é fundamental que o hotel estabeleça alguns padrões de comunicação para que todos se comuniquem “na mesma língua”.

Ao pensar em padronização da comunicação, tenha em mente que ela pode ser feita em diversos canais, desde o e-mail (onde a padronização costuma ser bastante importante para fortalecer a comunicação escrita) até telefonemas e registros.

2 – Selecione canais para realizar a comunicação oficial

Para evitar que as informações oficiais circulem de maneira deturpada pelos colaboradores, é importante que a comunicação interna do hotel estabeleça canais para operar de acordo com os padrões adotados.

Esse procedimento é muito importante para que os colaboradores tenham uma voz empresarial bem definida e saibam qual a origem das informações que recebem.

O mais comum é adotar um e-mail oficial que transmite as informações para os demais, porém, é possível inovar e buscar outras formas de se comunicar, com muito mais dinamismo e modernidade. Veja exemplos disso no próximo tópico!

3 – Potencialize a comunicação interna no hotel com a tecnologia

Conforme dito no tópico acima, a comunicação interna do hotel precisa de canais oficiais de comunicação, porém, esses canais não precisam ficar restritos a um e-mail ou um mural de avisos.

É possível – e importante – encontrar formas mais dinâmicas de se comunicar com os funcionários, até porque muitos deles não passam o expediente sentados em um computador com acesso à internet o tempo todo.

É aqui que entram as vantagens da tecnologia. A ascensão de ferramentas digitais e dispositivos móveis permite que seja utilizadas diferentes formas de comunicação, que podem se estender de uma TV Corporativa até um grupo de mensagens no Whatsapp. Para acertar no estilo de comunicação a ser adotada, é preciso ficar atento aos pontos a seguir.

 

4 – Cada estilo de equipe pede uma comunicação adequada

Imagine que você administra uma pequena pousada na Chapada dos Veadeiros. Um local onde o acesso à internet nem sempre é fácil, e para dificultar um pouco mais, boa parte da sua equipe é mais velha e não possui intimidade com os dispositivos móveis e a tecnologia.

É bem provável que uma estratégia baseada em comunicação via Whatsapp não funcione bem com esse time mais, digamos, analógico.

Para estabelecer uma comunicação eficiente, a equipe gestora não deve tomar uma decisão sem compreender o perfil dos colaboradores. É preciso estruturar a comunicação interna do hotel de forma que ela seja rápida e eficiente para todos os membros da operação.

Não deixe de analisar o perfil dos funcionários antes de estabelecer quais são os canais e ferramentas mais adequados para otimizar a comunicação.

Quais as principais finalidades de uma comunicação interna afinada?

Como é de se imaginar, uma comunicação interna bem feita no hotel traz resultados importantes para a fluidez do trabalho, principalmente por ser capaz de atacar três pilares fundamentais:

  • Engajamento
  • Transparência
  • Informação

Esses três pontos são fundamentais para otimizar o trabalho de qualquer equipe. A comunicação transparente amplia a confiança entre trabalhadores e gestores e aumenta a possibilidade de criar profissionais engajados e conscientes da forma como o hotel opera.


Não deixe de investir na comunicação interna das equipes do seu hotel. Esse investimento se transforma em resultados positivos e na melhoria do ambiente interno!

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