Como usar e-mail marketing de maneira eficiente na estratégia de venda do seu hotel

Como usar e-mail marketing de maneira eficiente na estratégia de venda do seu hotel

Saiba quais são os pontos fundamentais para criar um e-mail marketing eficiente e como ele pode ser uma peça chave para a estratégia de venda do seu hotel!

Por mais que existam ferramentas novas, modernas e interativas, existe um clássico da internet que se mantém na ativa e com todo o potencial de fazer a diferença na estratégia de venda do seu hotel.

Estamos falando do e-mail marketing. Após alguns anos em ostracismo, fruto de uma crença de que não possuía mais serventia (dado o volume de spams e mensagens indesejadas), o e-mail marketing foi retomando seu lugar como um dos meios de comunicação mais estratégicos e funcionais à disposição das empresas.

Hoje em dia, quase todo mundo tem e-mail, porém, quase ninguém lê mais do que aquelas mensagens que estão esperando. Por isso, para que o e-mail marketing seja proveitoso na estratégia de venda, é preciso saber como usá-lo de maneira eficiente.

Quer saber um pouco mais sobre a capacidade do e-mail marketing? Então confira as dicas que separamos aqui nesse post!

Como o e-mail marketing pode ser eficiente na estratégia de venda?

Utilize como parte da estratégia de relacionamento

Ninguém gosta de receber um e-mail sem entender muito bem o porquê. Algumas empresas têm o (péssimo) hábito de pedir e-mails com muita sutileza e bombardear as pessoas com diversas mensagens.

Essa atitude é, na maioria dos casos, reprovada ou ignorada pelo cliente. O consumidor quer receber uma comunicação “autorizada”, ou seja, que não tenha sido enviada sem que haja algum tipo de relacionamento anterior com a empresa.

Uma boa forma de fazer com que seus clientes leiam as peças de e-mail marketing é utilizando o atendimento. Traçar uma experiência de atendimento é a melhor forma de obter sucesso com os e-mails.

Após ser bem atendido em um hotel e fornecer seu e-mail para receber comunicações, o cliente está mais propenso à leitura do seu conteúdo. Portanto, nunca se esqueça de afinar boas estratégias de relacionamento, para que sua comunicação seja ainda mais pertinente.

Entregue mais do que apenas promoções e mensagens vazias

Alguns hotéis e pousadas acreditam que não devem incomodar seus clientes com e-mails marketing que não sejam ofertas e promoções. Ok, faz sentido encaminhar esse tipo de conteúdo para seus contatos, porém, se a sua comunicação se reduz à ofertas, pode ter certeza que ela será ignorada em breve.

A internet é um local de amplo consumo de conteúdos informativos sobre os mais diversos assuntos. Então por que não ofertar alguma informação interessante ou curiosidade sobre um destino em vez de bombardear o consumidor apenas com cifras e condições de pagamento?

Ao traçar uma estratégia de venda que aborde conteúdos, o hotel se coloca como uma empresa que entende do assunto e que oferece aos seus consumidores algo que eles possam acrescentar na bagagem.

Quer um exemplo? Imagine que um hotel de Campina Grande (PB) resolve fazer uma promoção para a semana das festas juninas. Em vez de emitir apenas uma porção de e-mails com ofertas imperdíveis, o hotel pode encaminhar um conteúdo sobre:

  • A história das festas;
  • Os locais que os turistas não podem deixar de visitar;
  • Dicas de habitantes locais para aproveitar ao máximo as festas.

Temas não vão faltar, cabe ao hotel o bom senso de equilibrar suas comunicações para que os conteúdos também auxiliem na taxa de abertura e clique dos e-mails de promoção.

Conheça seu público e segmente suas mensagens

O público que frequenta uma pousada na praia durante o verão e paga R$ 500 reais na diária não é o mesmo público que frequenta o local durante a baixa temporada pagando metade do preço.

Por mais que estejam se hospedando no mesmo local, um hotel pode receber diversos tipos de pessoas, com diferentes interesses no local (trabalho, turismo, viagem com amigos, turismo religioso, etc), poderes aquisitivos distintos e múltiplas origens culturais.

Os clientes de um mesmo empreendimento podem ser totalmente diferentes no que diz respeito aos interesses e na vontade de fazer negócio, por isso, fazer uma comunicação uniformizada pode reduzir o impacto de seus e-mails marketing.

Para o e-mail marketing funcionar ainda mais como parte da estratégia de venda do hotel,  é importante utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis (como ERPs e CRMs) e assim obter mais informações sobre os públicos. Com base nesses dados, vale a pena elaborar segmentações e se comunicar com esses grupos da maneira mais eficaz.

11 dicas gerais para um bom e-mail marketing

E-mail marketing qualquer empresa faz. Porém, para que ele seja parte integrante da estratégia de venda, seu hotel precisa de uma comunicação que funcione.

Se atente nestas dicas rápidas:

  1. Utilize personalizações de nome ou local para ampliar a identificação do cliente;
  2. Insira emojis. Sim, eles funcionam nos e-mails tão bem quanto no Whatsapp (só não vale exagerar e perder a seriedade);
  3. Segmente o público e as mensagens;
  4. Não seja um spammer. Não é necessário se comunicar com e-mail o tempo todo. O hotel corre o risco de “cansar” seu público;
  5. Utilize CTAs (Call to Action), que são botões de conversão para o site, landing page, etc;
  6. Cuidado com a linguagem. Palavras como promoção, ganhe, garanta, imperdível e compre costumam ser barradas por filtros anti-spam mais exigentes;
  7. Utilize uma plataforma de envio segura para encaminhar suas mensagens;
  8. Não mande lotes imensos de e-mails. Além de ser uma tática de spam, você corre o risco de “sujar o domínio” do e-mail do hotel;
  9. Capriche no assunto do e-mail para atrair a atenção do leitor;
  10. Sempre utilize o “opt-in/out”, que é o botão para o cliente deixar de receber as comunicações;
  11. Respeite os clientes, se ele não deseja mais ver e-mails seus, não insista.

 

Essas são algumas dicas importantes para agregar valor ao seu e-mail marketing e fazer com que ele traga muito mais retorno para a estratégia de venda do seu hotel.

Lembre-se, as pessoas recebem muitos e-mails todos os dias, se seu negócio fizer mais do mesmo, as chances de sucesso irão cair!

Faça uma estratégia de marketing digital bem concisa e lembre-se: relacionamento, comunicação e conteúdos são ótimos parceiros de vendas.



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