#Entrevista Newhotel – O que fazer quando a temporada acaba?

#Entrevista Newhotel – O que fazer quando a temporada acaba?

Janeiro, fevereiro e março. Depois, julho, novembro e dezembro. O que esses meses têm em comum? A alta temporada!
E são nesses períodos que os hotéis, pousadas e resorts conseguem lucrar um pouco mais do que nos demais meses do ano, certo?

Certo! Porém, não precisa ser assim.

O mercado hoteleiro já usufrui de inúmeras tecnologias e avanços que permitem manter um equilíbrio de receita, controle de estoque, vendas on-line, atendimento eletrônico e muito mais.

O que isso tem a ver com a sazonalidade das reservas? Tudo! Pois, é justamente no período onde o corre-corre diminui, que os hotéis precisam se preparar para reorganizar as demandas e manter as vendas no nível mais alto.

Quem nos ajuda a entender melhor sobre esse assunto é a nossa executiva de vendas, Tamiris Bortolin.

Confira na entrevista abaixo!

> No Brasil, quais são as épocas onde os hotéis têm mais movimento? 

Nosso país tem destinos incríveis para conhecer em qualquer época do ano, mas atualmente a alta temporada acontece nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho pois são períodos de férias e as pessoas aproveitam para viajar com familiares e amigos. Os feriados também são considerados épocas de grande movimento em algumas regiões turísticas.

> Isso acontece em todas as regiões do país? 

Na verdade, cada lugar tem as suas peculiaridades, o que define os momentos de alta ou baixa ocupação. Alguns lugares mais famosos acabam atraindo maior público em períodos específicos, como Carnaval, Semana Santa, Natal e Réveillon.

> Durante a temporada de mais movimento, como os hotéis devem estar preparados? 

Hotelaria é a “arte de bem receber”, e se preparar para a alta temporada é uma tarefa que deve envolver todos os colaboradores. É necessário que o hotel tenha uma equipe preparada para receber o grande fluxo de hóspede neste período, invista em novas contratações, treinamentos e dê feedback aos seus colaboradores. Uma equipe motivada trabalha com mais alegria, e isso reflete no atendimento.

É importante também que o hotel faça qualquer tipo de reparo com antecedência, como pintura, renovação de enxoval e atualização de cardápio, pois cada detalhe faz a diferença. Além disso, é preciso buscar opções tecnológicas que facilitem o atendimento, pois as pessoas buscam praticidade.

Ações de marketing são de extrema importância. Conhecer o perfil do seu público e criar estratégias com conteúdos baseados em seus interesses, divulgar com antecedência as tarifas e pacotes promocionais.

Buscar informações sobre eventos na cidade, pontos turísticos e principais restaurantes e bares da região, podem agregar valor no momento da divulgação, pois transmitem ao cliente o quanto o hotel está interessado em proporcionar uma excelente experiência para seus hóspedes.

> Hotéis que não estão devidamente organizados para enfrentar a alta temporada, quais riscos correm e erros mais cometem? 

A falta de organização e preparo pode trazer grandes prejuízos, já que este é o período onde os hotéis devem aproveitar para ficarem tranquilos na baixa temporada.

O fato de não estar preparado pode gerar uma série de ações negativas, como a sobrecarga e descontentamento dos colaboradores, o fato de lidar com clientes insatisfeitos e com a reputação negativa nas redes sociais.

A falta de preparo físico e operacional reflete nos hóspedes e estes, por sua vez, não tendem a voltar ou indicar o serviço para terceiros.

> Quando a alta temporada chega ao fim, o que os gestores de hotéis e pousadas devem começar a fazer? 

Esse é o momento em que os gestores devem analisar se as estratégias utilizadas para venda nesse período foram satisfatórias. É a hora de fazer uma balancete geral, ter certeza da realização de um bom trabalho e principalmente de que está preparado para os dias difíceis que estão por vir na baixa temporada.

É hora de investir no marketing e em campanhas de venda para o próximo período.
É neste período também que os gestores devem investir em possíveis mudanças e grandes manutenções.

> É possível atrair mais clientes na baixa temporada? Como? 

Claro… é muito importante que o hotel tenha um diferencial, seja ele estrutural ou operacional.

Manter contato com os clientes, criar promoções para que os hóspedes da alta temporada voltem durante a baixa ocupação, oferecer um serviço extra, um brinde, fazer programas de fidelidade e criar ofertas com tarifas e pacotes especiais para o período, todo hóspede adora promoção!

Uma boa estratégia também é utilizar os eventos que acontecem na cidade e criar tarifas diferenciadas para cada um deles, isso pode atrair um público maior para o hotel. Investir em parcerias com projetos culturais que acontecem na cidade como shows e teatros, também pode ser uma boa opção para aumentar as vendas neste período.

A baixa temporada é ótima para focar no marketing digital e  vendas corporativas, criar laços com pequenas e grandes empresas e fazer muitas parcerias!

> Como a Newhotel auxilia os hotéis com essas duas demandas (alta e baixa temporada)?

A Newhotel possui excelentes produtos para gestão de pousadas e hotéis durante todos os períodos. São soluções de alta tecnologia, que facilitam o dia a dia hoteleiro, que otimizam tempo e garantem qualidade na prestação de serviços.

Com sua estrutura modular, o hotel pode optar exatamente pelos serviços que cabem no seu bolso e na sua rotina, sem que aja despesas desnecessárias.

Para alavancar as vendas, temos integrações com Channel Manager, onde as reservas solicitadas pelos principais canais de vendas on-line são integradas em tempo real ao PMS, atualizando também o número de apartamentos disponíveis para venda.

Possuímos o Revenue Management, uma metodologia que por meio de técnicas de precificação, oferta e demanda, ajuda a maximizar as receitas do hotel.

Para os períodos de alta ocupação, a Newhotel oferece o PMS completo para controle de hospedagens, Governança e Gestão Financeira, além de aplicativos mobile como o Check-in Express e a Comanda Digital, que oferece maior agilidade no atendimento.

A Newhotel está preparada para atender qualquer tipo de estabelecimento, de pequenas pousadas à grandes redes hoteleiras, oferecendo para cada um a melhor e mais completa solução para gestão hoteleira.

 

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