fbpx
You are currently viewing Quais aspectos devo considerar ao escolher um sistema de gestão hoteleira?

Quais aspectos devo considerar ao escolher um sistema de gestão hoteleira?

Praticar uma atendimento de excelência e entregar aos clientes a melhor experiência em hospedagem parece cada vez mais indissociável do uso da tecnologia. A inovação tecnológica e as ferramentas digitais transformaram a rotina de trabalho das equipes e os processos realizados dentro do empreendimento hoteleiro.

Um bom exemplo é o sistema de gestão hoteleira. Este recurso foi criado com a finalidade de facilitar o planejamento e a execução das principais tarefas envolvidas no setor, desde o controle das reservas até o manejo financeiro, criando um ambiente virtual perfeito para o controle das operações.

A grande questão envolvendo os sistemas de gestão hoteleira é a quantidade de fornecedores presentes no mercado. Com tanta gente disputando a atenção dos hotéis, como escolher o melhor software para o seu negócio?

É isso que pretendemos explicar mais nos próximos tópicos. Pronto para descobrir como encontrar a verdadeira solução digital que seu hotel precisa? Separamos 5 aspectos para você ficar atento. Boa leitura!

Principais fatores para levar em consideração antes de escolher um sistema de gestão hoteleira

1. Usabilidade

A usabilidade tangencia a experiência do usuário e a facilidade de manuseio da ferramenta. Um PMS não pode ser difícil de usar. Complexidade na utilização gera erros, e isso gera prejuízo financeiro e de tempo para as operações.

Não feche nenhum negócio sem realizar uma demonstração do uso do sistema de gestão hoteleira. Esse é o momento certo para explorar todos os recursos antes de decidir se esse é o produto adequado para as necessidades do seu empreendimento.

2. Integração com outros sistemas

Mais um ponto importantíssimo. A integração da ferramenta com outros sistemas gera benefícios para a gestão. Portanto, se o PMS apresenta muitas dificuldades ou erros de integração, talvez esta não seja a solução ideal para o seu negócio.

Procure um sistema de gestão hoteleira que consiga efetuar a integração perfeita, para que o potencial dos dados seja utilizado ao máximo na gestão estratégica. Caso seja necessário implementar outra ferramenta digital, verifique se o fornecedor oferece os suportes e APIs necessários para que os profissionais da TI consigam integrar todos os sistemas.

3. Suporte ao cliente

Nem sempre os consumidores vão dominar tudo com apenas um treinamento, e podem precisar de ajuda do fabricante para relembrar comandos. Além disso, nenhum sistema está totalmente salvo de apresentar erros. Essas duas situações representam bem a importância do suporte.

O fornecedor precisa oferecer um suporte qualificado e capaz de atender as diferentes ocorrências envolvendo o sistema. Suporte é fundamental, e quanto mais completo ele for, melhor para o cliente, que ganha confiança e auxílio para seus problemas.

4. Gestão de canais é um diferencial

Gerenciar os canais de venda é um fator importante Portanto, se o sistema de gestão hoteleira integra um Channel Manager, isso é um bom diferencial. Analise se o software possui uma interface única para gerenciar os diferentes canais e distribuir as diárias.

É importante que haja a possibilidade de controlar de maneira fácil a distribuição para OTAs, GDSs, atacadistas e plataformas de reservas diretas. Todos eles são estratégicos para o faturamento e devem ser geridos com eficácia por meio do sistema.

5. Segurança e uso remoto

Sistemas de gestão hoteleira alocados na nuvem são mais versáteis, permitem o uso remoto e o acompanhamento dos resultados em tempo real. Isso possibilita que os gestores acompanhem a performance do hotel em dispositivos móveis e notebooks, ou seja, o cérebro do hotel está sempre ao alcance das mãos.

Junto com o uso remoto, os softwares alocados em nuvem são mais seguros. Os data centers que servem ao sistema possuem protocolos mais rígidos de segurança. Além disso, o nível de investimento em recursos para evitar cibercrimes é muito maior do que qualquer data center local de um hotel é capaz de adquirir.

 

Esses cinco fatores representam pontos críticos para escolher o sistema ideal para gestão hoteleira. No momento de fechar negócio, procure fornecedores que sejam capazes de entregar um produto completo e que valha cada centavo investido e, claro, traga ainda mais valor para as operações e resultados do hotel.

Gostou das dicas? Então, não deixe de acompanhar nosso blog e aproveite nossos conteúdos para aprofundar seus conhecimentos sobre o universo hoteleiro.