Como a falta de tecnologia na hotelaria influencia uma avaliação negativa

Como a falta de tecnologia na hotelaria influencia uma avaliação negativa

Além de agilizar e otimizar processos, a tecnologia na hotelaria também pode gerar dados. Veja o papel da tecnologia na diminuição das avaliações negativas!

Quantas vezes você já leu, só aqui no nosso blog mesmo, sobre a importância da tecnologia na hotelaria? Nos mais diferentes setores da economia, desde o campo até os hotéis mais urbanos, o uso de aparatos e processos tecnológicos se transformou em algo imprescindível.

A modernidade se mostra um filtro fundamental para distinguir negócios e empresas que estão preparados para o futuro, e aqueles que precisam se adequar e inovar para manterem-se competitivos no mercado.

No setor de hospitalidade, a falta de tecnologia atrasa certos processos, sobrecarrega funcionários e pode abalar negativamente a experiência do hóspede. E todos os hoteleiros sabem que experiências ruins abrem precedentes para avaliações negativas, seja no TripAdvisor, em uma OTA ou na própria avaliação de serviços do hotel.

Nenhum hotel quer ver sua reputação caindo devido à escassez de recursos necessários para agradar o hóspede, certo? Por isso, veja agora como a falta de tecnologia na hotelaria pode influenciar uma avaliação negativa. Boa leitura!

A tecnologia na hotelaria gera facilidade de vendas

Comprar nem sempre é algo fácil. Quantas vezes você já desistiu de uma compra dada a complexidade do processo? Até mesmo as lojas mais tradicionais, dessas em que você escolhe os produtos e o vendedor lhe entrega uma comanda para retirar seus pertences no caixa, já se tornaram obsoletas.

A velocidade e simplicidade no fechamento do negócio é, acima de tudo, um fator positivo para experiência do cliente. Na hotelaria, esse formato se traduz – e muito – nas compras online. Ter um motor de reservas, estar presente nas OTAs e construir um bom site para vendas é fundamental nesse mercado. E tudo isso demanda tecnologia, como o uso de ferramentas digitais.

Pense sempre na tecnologia como um facilitador de vendas, que tem o potencial para converter mais clientes e fornecer uma boa jornada de compra para eles.

Processos mais rápidos, clientes mais satisfeitos

A experiência de um hóspede não se resume ao momento da compra. Todo o período de hospedagem e os momentos de interação com os serviços e funcionários do hotel também influenciam na avaliação do consumidor.

Quando alocados em um hotel sem tecnologia, clientes mais exigentes irão perceber fatores como:

  • Lentidão em seus pedidos;
  • Demora em processos simples, como check-in ou requisição de limpeza dos quartos;
  • Em casos mais complicados, desorganização das equipes.

A principal premissa das soluções tecnológicas para a hotelaria é descomplicar e agilizar tarefas. Por isso, seu desenvolvimento leva em consideração tanto o impacto positivo para as equipes do hotel quanto para seus clientes.

Quer alguns exemplos? Então, você precisa conhecer soluções como o Check-In Express, as comandas digitais, o sistema de governança digital e os softwares de gestão hoteleira.

A tecnologia gera dados.

Os dados potencializam o marketing.

O marketing potencializa a experiência.

O uso de sistemas inteligentes otimiza a geração e uso de dados estratégicos sobre os clientes e as operações do hotel. Com essas informações em mãos, a equipe de marketing pode desenvolver ações promocionais, iniciativas de comunicação e atendimento e muitas outras formas de impactar o cliente de forma positiva e segmentada.

Por falar em segmentação, é bom lembrar que muitas empresas estão focando seus esforços para oferecer experiências únicas para cada pessoa. Isso só pode ser feito com base no conhecimento sobre o público. E esse conhecimento, em muitos casos, é proveniente dos dados.

E qual o resultado desse tipo de iniciativa? Uma comunicação mais sólida, precisa e que carrega consigo mais chances de sucesso! A experiência de um cliente, e sua futura avaliação dessa experiência, podem começar antes mesmo do check-In. Por isso, o marketing se torna tão importante para construir relações duradouras e que se convertem em avaliações positivas.

Não se esqueça: dados são importantes, seja para quem busca melhorar suas avaliações junto ao cliente ou para os empreendimentos hoteleiros que querem otimizar sua inteligência de negócios.

 

Como você pode imaginar, a tecnologia muda muitas coisas dentro da rotina de uma empresa, inclusive a forma como os clientes enxergam valor sobre os serviços adquiridos.

Negar a tecnologia na hotelaria é tão difícil quanto negar a passagem do tempo. Nenhum empreendimento conseguirá passar intacto pelos novos aportes tecnológicos e, se assim decidir, provavelmente cairá na obsolescência e perderá valor de mercado.

A tecnologia é fundamental para otimizar e simplificar as operações hoteleiras, tanto para funcionários quanto para clientes. Portanto, não deixe de investir em soluções digitais para manter-se competitivo e atrativo para os hóspedes.

Por fim, uma última dica: tecnologia é muito bom, mas não substitui o valor do trabalho humano, principalmente em relação ao atendimento e interação com os clientes. Sendo assim, não se esqueça que a melhor combinação para o sucesso de um hotel é uma mistura de tecnologia , bom treinamento e profissionais preparados para seu trabalho!



Fechar Menu