Como tirar o melhor proveito do Google Ads para hotéis

Como tirar o melhor proveito do Google Ads para hotéis

Saiba como o Google Ads para hotéis pode ajudar a aumentar o número de reservas. Veja também como encaixar a ferramenta na sua estratégia de marketing!

O Marketing Digital destaca-se graças à sua capacidade de mensuração e análise, e também por permitir estratégias de relacionamento e conversão que não são puramente comerciais. Ou seja, você pode captar clientes fazendo conteúdo, promovendo vídeos ou permitindo o download de materiais informativos, como ebook ou infográfico.

Além das estratégias de conteúdo, há também os anúncios digitais e quando o assunto são anúncios na web, é impossível não falar sobre o Google Ads. A ferramenta de divulgação da Google movimenta 44% de toda a receita de anúncios online no mundo.

Mais de 2 milhões de websites fazem parte da sua rede de display e cerca de 650 mil apps possuem anúncios veiculados pelo Google Ads. Além disso, 90% dos internautas são impactados por anúncios feitos pela ferramenta da “Big G”.

Diante de sua enorme penetração de mercado e percebendo que os hotéis, OTAs e redes hoteleiras são grandes clientes, a Google lançou seu mais novo recurso de marketing digital: o Google Ads para Hotéis.

Também conhecido Hotel Ads, a ferramenta pretende revolucionar a forma como os empreendimentos hoteleiros se posicionam e anunciam na internet. Quer saber como tirar o máximo do Google Ads para hotéis? Então fique atendo nas nossas dicas!

Como funciona o Google Ads para Hotéis?

A nova funcionalidade reúne os benefícios do Ads com as informações do Google My Business para criar uma ferramenta ainda mais completa.

A novidade mais importante está na forma de pagamento dos anúncios. Antes, era necessário pagar a cada clique recebido. Agora, a ferramenta permite o pagamento sobre as reservas, ou seja, o hotel só vai pagar quando a efetividade for comprovada.

A forma de pagamento, embasada no que os especialistas chamam de CPA (Custo por Aquisição), é semelhante ao antigo sistema Hotel Finder, a diferença aqui é que o novo sistema permite reservar diretamente no Google, sem a necessidade de navegar em outro site.  

De olho nos lances

O valor pago é por aquisição, sendo assim, os lances do Google Ads para hotéis funcionam da seguinte maneira:

  • Lance por comissão: Neste sistema o hotel define a porcentagem de comissão sobre o valor total da reserva. Terá mais visibilidade e melhor ranqueamento os hotéis que ofertarem no leilão um valor de comissão mais alto;
  • Lance fixo por diária: O hotel define uma taxa fixa a ser paga à Google em cada reserva.

Para tirar o melhor proveito da ferramenta, vale a pena utilizar os dois sistemas e contabilizar qual deu mais resultado, qual é o valor de lance por comissão e lance fixo que gera mais visibilidade e, claro, colocar tudo na calculadora.

Nem sempre vale a pena jogar o valor da comissão lá em cima e não gerar uma receita adequada, caso contrário, o sistema será tão oneroso quanto uma OTA.

Se o seu hotel já é um dos mais requisitados da cidade e possui um bom volume de ocupação, talvez seja melhor apenas potencializar seus resultados utilizando a ferramenta e estabelecendo um lance fixo mais baixo.

O Marketing Digital é bastante empírico, ou seja, ele se aperfeiçoa conforme testes e variações são colocadas em prática. Com base nas análises, é possível determinar o melhor sistema de pagamento.

Utilize os multiplicadores de lances

Juntamente com os lances básicos, o Google Ads para Hotéis permite a escolha de um multiplicador de ofertas. Esse recurso permite ajustar suas ofertas de acordo com a plataforma da pesquisa do usuário, geolocalização, dispositivo utilizado e duração da estada.

Por exemplo: Se o seu hotel acaba de lançar apartamentos exclusivos para long stay, vale a pena potencializar seus lances para impactar mais pessoas que demandam estadias mais longas.  

Tecnicamente, o sistema de multiplicação de ofertas concede ao Google uma autorização para aumentar seu lance de acordo com alguns parâmetros.

Imagine que seu hotel determinou uma comissão de 10%, porém, quer potencializar reservas nos novos apartamentos long stay. O sistema permite que os lances sejam ampliados (e o ranqueamento do anúncio melhorado) conforme a pesquisa feita pela pessoa indique que ela demanda uma hospedagem longa.

Vale usar o recursos para dias de menor movimento, aumentando a ocupação e a receita, mesmo que isso custe mais comissão.

Devo destinar toda minha verba de marketing para o Hotel Ads?

Na verdade, não. Muitos hotéis podem ficar entusiasmados com a ideia, mas é preciso lembrar que esse recurso do Google não vai permitir a visualização de anúncios na rede de display e nem realizar ações de remarketing.

O interessante é construir uma estratégia diversificada, apostando no Google Ads para Hotéis e também em outras formas de anúncio, inclusive utilizando outras plataformas, como Instagram, Instagram Stories e o Facebook. Esses recursos também podem trazer bons frutos para o hotel, portanto, nada de ficar preso à uma única ferramenta!

Qual a vantagem de brigar com as OTAs pelos anúncios?

Quem está no mercado hoteleiro sabe que grupos como Booking e Expedia gastam uma fortuna com marketing digital, deixando bem difícil a vida de quem quer competir com eles pelos melhores ranqueamentos.

Porém, ao possibilitar a reserva direta no site e determinar uma comissão mais baixa que as OTAs, o Google faz seu hotel competir de forma equilibrada com os grandes players do mercado.  

 

Essas são algumas das vantagens e curiosidades sobre o Google Ads para Hotéis. Vale a pena investir um pouco de seus recursos de anúncio para conhecer melhor e atestar os resultados trazidos pela ferramenta!

Gostou do texto e das nossas dicas? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog para conhecer mais informações sobre o mercado hoteleiro e suas novidades.



Fechar Menu