3 maneiras de ser sustentável no seu hotel ou pousada

3 maneiras de ser sustentável no seu hotel ou pousada

Saiba como trazer sustentabilidade para a gestão do seu hotel. Conheça 3 procedimentos que podem reduzir o impacto das ações humanas no meio ambiente!

Ser sustentável se tornou uma verdadeira obsessão do mercado. Não se trata apenas de uma estratégia de marketing feita para elevar a experiência do cliente, estamos falando sobre o futuro de nosso planeta e o impacto que as atividades corporativas possuem sobre ele.

A sustentabilidade ganhou mais força devido à sua importância e urgência. A cada dia que passa, nosso planeta recebe a carga da existência humana e suas atividades, e o que puder ser feito para reduzir esse impacto deve ser feito.

A hotelaria é um ramo de atividade que aborda o tema da sustentabilidade há algum tempo e a insere dentro do seu modelo de gestão. Não é de hoje que hóspedes encontram em seus quartos comunicações sobre as trocas das toalhas e dos lençóis, por exemplo.

Porém é preciso ir além e traçar outras ações que sejam capazes de reduzir o impacto da atividade do hotel sobre o ambiente.

Por isso separamos 3 procedimentos de sustentabilidade que um hotel ou pousada pode adotar para otimizar ainda mais sua relação com o meio ambiente. Confira!

3 métodos de sustentabilidade para adotar no seu hotel ou pousada

1 – Mudanças no sistema de energia

Muitas pessoas dizem que a energia elétrica no Brasil é limpa, já que a grande parte dela é gerada em hidrelétricas. Sem dúvida, a energia gerada nas usinas hidrelétricas é menos poluente que a gerada por usinas a carvão. Porém, há todo o impacto ambiental causado pelas barragens, que alagam regiões imensas e desequilibram o ecossistema local.

Para reduzir os impactos e promover a sustentabilidade, o hotel precisa pensar em dois pontos: economia e fontes sustentáveis de energia.

Economia

Em termos de economia, existem alguns procedimentos básicos, como trocar as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED e instalar sensores de movimento. Mas é possível ir além, e para isso basta um pouco de análise.

O hotel pode analisar seus equipamentos eletrônicos e viabilizar a troca deles por modelos mais novos e econômicos. Isso se aplica tanto aos quartos (geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, chuveiros, ferros e secadores de cabelo) quanto às áreas internas (cozinha e lavanderia).

Em alguns casos, um investimento na troca dos equipamentos pode se mostrar uma boa saída para reduzir o valor da conta.

Fontes sustentáveis de energia

Já em relação às fontes alternativas de energia, uma boa solução é utilizar aquecedores solares. Eles podem ser utilizados de diversas formas, sendo possível dedicar a energia deles para setores que gastam mais.

A troca de chuveiros elétricos por um sistema de aquecimento a gás também é uma outra alternativa eficaz para diminuir o uso da energia elétrica.

Outro procedimento que pode ser colocado em prática para diminuir o consumo de energia é isolar andares ou setores do hotel/pousada durante a baixa temporada.

Alguns hotéis ainda espalham seus hóspedes por diversos andares para dar a impressão de que a movimentação está alta. Isso pode até “enganar” seus hóspedes, mas traz mais trabalho para as equipes de manutenção e faz com que dispositivos elétricos fiquem ligados sem necessidade.

Em tempos de baixa temporada, vale concentrar as reservas em alguns andares e isolar determinados pavimentos. Assim, é possível desligar o sistema elétrico daquele setor e economizar ainda mais.

2 – Aproveitamento da água da chuva

As recentes crises hídricas que assolaram o país ligaram um sinal de alerta para uma população que sempre ouviu falar da abundância de água em solo brasileiro. Diante de um cenário de escassez, muitas empresas e famílias passaram a armazenar a água da chuva para utilizá-las nas tarefas domésticas, como limpar o chão e regar as plantas.

Essas mesmas técnicas também podem ser adotadas pelos hotéis. Para isso, basta instalar cisternas e sistemas de captação de água pluvial. Mesmo que essa atitude demande um investimento e mudanças na infraestrutura, o uso de água de chuva vai se tornar cada vez mais comum e necessário, principalmente se os racionamentos voltarem a acontecer.

Hotéis que possuem um bom espaço livre para a instalação das cisternas conseguem captar um bom volume de água, principalmente durante o verão. Essa água reutilizada é limpa e bastante útil, portanto, nada de deixá-la ir ralo abaixo!

3 – Estimular a produção alimentícia local e reutilizar sobras

Muitos setores de compra de hotéis facilitam suas rotinas comprando sempre nos mesmos supermercados e fornecedores. Não há problema nenhum em manter fornecedores fixos e firmar parcerias, porém, quando o assunto é alimentação, existe uma forma de reduzir os impactos e deixar a comida ainda melhor.

Confiar nos produtores locais – principalmente naqueles que cultivam alimentos orgânicos – é uma forma de trazer mais retorno para a sociedade e garantir que os alimentos consumidos no hotel tem procedência em lavouras mais sustentáveis do que as grandes monoculturas do agronegócio.

Essas lavouras voltadas para a indústria de alimentos utilizam sementes transgênicas, aplicam defensores agrícolas e possuem um processo de crescimento dos alimentos voltado para a lucratividade e não o sabor. Escolher um produtor local é a chance de encontrar alimentos cultivados de maneira mais sustentável e que são mais saborosos.

Além da mudança no fornecimento, o hotel pode destinar os resíduos da cozinha para uma composteira, onde esses restos podem ser aproveitados para adubar as plantas do local.

Além da reutilização das sobras na composteira, é possível criar “menus sustentáveis”, que são facilmente encontrados na internet e ensinam saborosas receitas a partir de ingredientes que seriam descartados.

 

Essas são apenas algumas atitudes inovadoras e sustentáveis que o hotel pode colocar em prática para reduzir seu impacto ambiental.

Lembre-se sempre que contribuir para a saúde de nosso planeta é uma atitude fundamental para nosso futuro, e que também é muito apreciada pelos clientes, que passam a enxergar ainda mais compromisso do hotel com o meio social em que se encontra!



Fechar Menu