Qual é a real importância do branding para os hotéis? Você já trabalhou essa ideia aí no seu estabelecimento? Como o branding pode melhorar a experiência dos hóspedes?
Sabemos que em plena virada de século, é importante que as marcas se posicionem para ganharem seus respectivos espaços dentro do mercado. E isso acontece justamente porque a forma como consumimos mudou. E mudou muito.
Se antes as marcas produziam e nós consumidores íamos na onda, agora a realidade é outra e esse tipo de consumo virou; ou seja, dentro de uma comunicação horizontal, nós (público) é que discutimos o que queremos usar, comer, comprar. Diante disso, as marcas vão lá e produzem. E essa é a jogada dos novos tempos para quem deseja se destacar e vender mais.
No post de hoje você irá conhecer o branding e como ele pode ser crucial para atrair, encantar e fidelizar os hóspedes.
O que é branding
Brand, do inglês, significa marca. Portanto, branding é o ato de trabalhar a marca de uma empresa, o que tem relação direta coma gestão estratégica da marca, a criação de uma identidade e os valores que devem ser percebidos pelo público.
O branding também é conhecido por sua forte ligação com o marketing, já que ambos trabalham com o comunicação estratégica de um negócio e o posicionamento que o mesmo precisa perante as atuais circunstâncias de uma período na sociedade e, claro, a concorrência.
Porém, o branding está para além do marketing somente, pois uma das vertentes deste trabalho é, justamente, melhorar o desenvolvimento estratégico da empresa. O marketing auxilia (e muito) no que é construído e mostrado. Já o branding tem um papel fundamental, também, no backstage, na administração e na condução do crescimento de uma empresa.
O branding está totalmente ligado a:
- Propósito da empresa;
- Cultura organizacional;
- Personalidade e/ou estilo do estabelecimento.
Branding na hotelaria e como isso influencia na experiência dos hóspedes
Quando o branding é direcionado para a hotelaria, ele pode impactar fortemente na experiência dos hóspedes. Isso porque a forma como o seu negócio está posicionado no mercado, gera uma expectativa antes, durante e depois da estadia do cliente, também conhecido como “promessa de marca”.
Quer um exemplo?
Vamos dizer que o seu hotel é conhecido por ser eco-friendly e trabalha em defesa do meio ambiente. Certamente isso vai atrair viajantes que de identificam com essa causa. Assim, o seu hotel está prometendo a eles uma experiência alinhada a valores que eles defendem.
E é por isso que o banding na hotelaria ajuda o seu negócio a crescer.
Essa promessa de marca é fundamental na conquista e fidelização dos hóspedes, garantindo mais retornos e avaliações positivas.
Seguindo ainda no mesmo pensamento de um hotel que se mostra como defensor de causa ambientais, vamos analisar dois cenários:
- Se o hotel promove ações focadas em sustentabilidade, consegue então entregar o que está prometendo em suas ações de banding, transformando a experiência do hóspede em positiva.
Evitar a impressão de papéis, propagar informações sobre a importância da economia de água nos quartos e áreas coletivas, utilizar sistemas de energia alternativas e incentivar o baixo consumo, fornecer aos hóspedes espaços para separação de lixo reciclável e participar de eventos em prol do meio ambiente são algumas das ações que se espera desse hotel. - Agora, se o hotel não levar essa causa em real consideração, realizando processos que contradizem o posicionamento da marca – não reciclando o lixo e usando que agridem o meio ambiente, por exemplo – a experiência do hóspede certamente será prejudicada, bem como a imagem que ele terá do seu estabelecimento.
A identidade do seu hotel deve estar presente não só na comunicação, mas também no atendimento, nos processos, na estrutura física do hotel e, inclusive, nos produtos utilizados.
Como trabalhar o banding na hotelaria?
Antes de tudo, é fundamental saber qual é a identidade da sua empresa. Qual é a imagem que o seu hotel quer passar? E, mais importante, qual é a promessa da sua marca?
Definir o propósito e os valores do seu negócio é um ponto de partida importante para definir a identidade do seu estabelecimento.
Como explicamos, o branding da hotelaria influencia diretamente a experiência dos hóspedes. Por isso, é importante que a forma como o hotel é gerido esteja de acordo com a imagem que a empresa está “vendendo”.
Depois de entender qual é a identidade do seu hotel, analise se suas ações e processos estão alinhados à promessa da marca.
Para ter uma marca forte, seu hotel também precisa de uma comunicação eficiente. Não adianta, por exemplo, se posicionar como um hotel esportivo e não informar o que faz o estabelecimento ter uma marca aliada ao esporte. Além disso, é fundamental direcionar a comunicação para o público certo.
É preciso lembrar, também, de treinar muito bem a sua equipe. Afinal, seus colaboradores são parte importante na experiência do hóspede.
Assim, é crucial que sua equipe esteja bem treinada quanto aos valores e ao propósito do hotel. Dessa forma, ela poderá ajudar a fortalecer a imagem da marca durante o atendimento.
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Gostou das nossas dicas de banding aí para o seu hotel?