Negócios hoteleiros na nuvem: como novas tecnologias estão acirrando o mercado?

Negócios hoteleiros na nuvem: como novas tecnologias estão acirrando o mercado?

Veja como tecnologias na nuvem são o futuro para os negócios hoteleiros. Confira também as características dessas ferramentas e que benefícios elas trazem.

Disrupção. Essa é a palavra que acompanha e norteia a aplicação e uso da grande maioria das tecnologias surgidas no universo hoteleiro nos últimos anos. O setor passa por grandes modernizações, tanto em termos de infraestrutura física quanto tecnológica. O uso de novas ferramentas digitais se prova, a cada dia, uma solução para otimizar os processos internos e melhorar a experiência do cliente.

Dentre as inovações aplicadas no universo da hotelaria, umas das mais notáveis são os sistemas que se baseiam no cloud computing. A tecnologia da computação em nuvem é altamente inovadora, e tem como principais fatores de revolução a mobilidade, a segurança e a confiabilidade e integração das informações.

Negócios hoteleiros na nuvem: características e benefícios do cloud

Mobilidade acima de tudo

Os negócios hoteleiros na nuvem não demandam máquinas fixas, se adaptam aos dispositivos móveis e estão sempre conectados.

É como se o gestor pudesse levar o hotel para onde quiser, mantendo o controle sobre as atividades mesmo quando a rotina exige atuação externa.

As soluções em cloud se adaptam e integram sistemas utilizados na hotelaria

O cloud computing se aplica à diversas ferramentas inteligentes, como:

  • Motores de reservas;
  • Softwares de gestão estratégica;
  • Sistemas de governança;
  • Velhos conhecidos dos hoteleiros, como CRMs, PMSs e CMs.

Com o auxílio de bons profissionais e empresas qualificadas, é possível integrar os sistemas e permitir que as informações geradas colaborem para a criação de uma gestão integrada e inteligente. Esse é um componente fundamental para estruturar um gerenciamento moderno e focado nos resultados.

Conforme a computação em nuvem viabilizou o modelo SaaS, que oferece softwares como soluções para as empresas, não demorou muito para a novidade atingir em cheio o setor hoteleiro. Isso modificou as estruturas de trabalho, vendas, prospecção de clientes e relacionamento com o consumidor.

A segurança é o core business da nuvem

Servidores em cloud adotam as mais rigorosas políticas de proteção. Os data centers nos quais ficam alocadas as máquinas possuem segurança infraestrutural (contra ataques cibernéticos, malwares e vírus) e local (contra roubos e acessos indevidos). O investimento feito na construção de uma estratégia de seguridade é altíssimo, muito maior do que o investimento que qualquer hotel faria em um servidor local.

Além das políticas de segurança no servidor, os negócios hoteleiros na nuvem realizam backup e salvamento constante das informações, a fim de reduzir qualquer dano com perda de informações em caso de algum problema técnico.

 

O uso dessas tecnologias se apresenta não como uma adjacência que dá sustento para uma pequena evolução, trata-se de um pilar de sustentação do empreendimento hoteleiro diante de um contexto de Transformação Digital. A aplicação da tecnologia, especialmente das soluções em nuvem e toda a sua dinamicidade, está acirrando o mercado.

Hotéis que inserem ferramentas digitais em seus processos internos e externos colhem resultados mais amplos e otimizam a rotina dos colaboradores, deixando suas operações mais fluídas e organizadas. A dinâmica da computação em nuvem se encaixa na rotina da hotelaria, porque toda e qualquer ferramenta que é aplicada em um hotel precisa estar alinhada com a movimentação intensa, a necessidade de controle informacional e os cuidados com a qualidade de execução de todos os processos.

As tecnologias irão, cada vez mais, acirrar o mercado, refinar a concorrência e desafiar todos os empreendimentos que ainda relutam em aceitar as novas mudanças. A Transformação Digital já chegou, cabe ao hotel refletir sobre como se adaptar para crescer e se manter competitivo.

Quer conhecer mais novidades e dicas estratégicas do universo da hotelaria? Então não deixe de acompanhar o nosso blog!



Fechar Menu