Segurança na hotelaria: por que uma solução Cloud é a melhor escolha?

Segurança na hotelaria: por que uma solução Cloud é a melhor escolha?

Conheça os benefícios que uma solução cloud traz para melhorar a segurança das informações do seu hotel e dos hóspedes. Clique no post e confira!

O uso de tecnologia nas operações hoteleiras pode ser considerado um caminho sem volta. Não se trata de algo ruim, muito pelo contrário. Esse caminho leva o setor para uma realidade de melhoria nos seus serviços e na capacidade de organizar os processos, construir relações com clientes e gerenciar seus gastos, demandas, vendas e aumentar a segurança na hotelaria.

Dentre as soluções tecnológicas que mudaram drasticamente a realidade das empresas estão os sistemas de gerenciamento, o administrador de canais de venda e os motores de reserva. 

Todas essas ferramentas se tornaram companheiros inseparáveis dos bons resultados hoteleiros, e ganharam mais uma vantagem: a capacidade de serem alocados em servidores na nuvem.

O cloud computing está modificando a forma como lidamos com sistemas, armazenamento de dados e segurança da informação. As mudanças são tão positivas que o uso da nuvem é considerado por hotéis e redes importantes como a melhor escolha para hospedagem de seus softwares e do banco de dados. 

Quer compreender o porquê da nuvem ter se tornado tão importante para as operações hoteleiras? Então confira uma lista de vantagens que separamos para você!

4 razões que fazem o cloud computing ser considerado uma solução para a segurança na hotelaria

A segurança é prioridade na nuvem

Pare e pense: Quanto seu hotel investe na contratação de sistemas de segurança para o servidor local? É bem provável que os investimentos feitos não sejam muito altos, afinal, segurança da informação não é o core business de nenhum empreendimento hoteleiro.

Isso não acontece nos servidores em nuvem, afinal, a segurança é um dos principais atrativos do cloud computing. Os sistemas cloud utilizam o que há de mais moderno para proteger as informações de seus clientes. Os melhores firewalls e sistemas de controle são utilizados aqui, e não há economia de investimentos em segurança da informação.

Ao contrário do que muita gente acredita, os servidores em nuvem são altamente seguros, e é bem provável que o servidor local do seu hotel possua níveis de proteção bem inferiores aos utilizados no cloud computing.

A proteção de dados como objetivo principal

Ok, agora você já sabe que os servidores em nuvem investem alto e trazem um novo nível de segurança na hotelaria, mas por que isso acontece? A resposta está nos dados.

Na era do Big Data, os dados empresariais se tornaram mais do que apenas um registro de atividades, se tornaram valiosos ativos intangíveis. Sim, informações são patrimônio empresarial, e como qualquer patrimônio, é fundamental protegê-lo. 

Com base nesses dados (e utilizando as tecnologias certas), um hotel pode:

  • Traçar melhores estratégias de venda;
  • Fortalecer a comunicação com os clientes;
  • Controlar suas operações com mais precisão.

Ao cair em mãos erradas, os dados de uma empresa podem ser utilizados para diversos fins maliciosos. Além disso, vale ressaltar que vazamentos de informações pessoais e financeiras de clientes é um crime, e o hotel será responsabilizado pela sua falta de segurança.

Mais um ponto para as tecnologias em nuvem e seus níveis de segurança: ao hospedar seus dados em um servidor cloud, o hotel ganha segurança e afasta ainda mais a possibilidade de cibercrimes e prejuízos com vazamentos de informações. 

O poder do backup

O backup é uma cópia de segurança das informações contidas em um servidor. Em servidores locais, as regras de backup variam de acordo com o plano de segurança digital da empresa, já na nuvem ele é constante.

Isso significa que as chances de perder informações são muito menores. Os melhores servidores em nuvem fazem mais de um backup por dia, tudo para que o hotel não perca nenhum dado em caso de problemas.

Não são poucos os empreendimentos hoteleiros que perderam dados importantes por não se atentarem à constância dos backups feitos. A nuvem elimina essa preocupação, automatiza a realização dos backups e transforma-os em algo frequente, tudo para evitar perdas. 

Histórico de modificações e controle de acesso

Sistemas alocados em nuvem têm controle total de uso. Isso significa que é possível identificar quem está usando cada ferramenta e quais são as atividades que eles estão desempenhando.

Isso permite um controle sobre a eficiência do trabalho dos colaboradores que usam os sistemas. Ao mesmo tempo, o controle evita que atividades maliciosas ou erros operacionais sejam feitos e fiquem sem identificação.

Nada fica sem registro, e isso é muito importante quando se trata de segurança da informação. Ainda mais em sistemas de alta complexidade e que possuem impacto direto nas operações de um empreendimento hoteleiro. 

Segurança é palavra de ordem no universo digital. O uso da nuvem trouxe outra realidade para a TI e SI, uma realidade com mais opções de segurança, controle e dinamismo nas operações. 

Apostar no cloud computing vem se mostrando uma opção de bom custo-benefício e com ótimos resultados, tanto para as operações quanto para a segurança da informação. 

Gostou de saber mais sobre segurança na hotelaria? A NewHotel Check-In acompanha a evolução da tecnologia e possui o que há de melhor em soluções hoteleiras hospedadas na nuvem. Entre em contato com a nossa equipe e descubra mais sobre o poder do cloud computing nas suas operações.

Deixe uma resposta

Fechar Menu