Tecnologia reduz custos de gerenciamento hoteleiro, entenda

Tecnologia reduz custos de gerenciamento hoteleiro, entenda

Ter o auxílio de tecnologias pode diminuir os custos do seu hotel. Veja os benefícios que sistemas inteligentes trazem para o gerenciamento hoteleiro!

 

Quando falamos sobre o uso de tecnologias nas empresas, existem dois pilares fundamentais que sustentam a hipótese de que utilizar ferramentas digitais e modernas traz benefícios para qualquer negócio. O primeiro pilar é relativo à economia de tempo e eficiência, o segundo tangencia a economia de recursos.

Em muitos casos, é mais rentável investir em boas ferramentas tecnológicas do que ampliar o quadro de funcionários ou deslocar algum colaborador para realizar algumas tarefas mecânicas e repetitivas, que podem ser desempenhadas por sistemas inteligentes com mais precisão.

Tudo isso deixa o gerenciamento hoteleiro mais fluído. A tecnologia é aplicada para otimizar as demandas diárias de uma empresa, ampliando a eficiência e rapidez, e contribuindo para a redução de custos.

Um empreendimento hoteleiro também pode se beneficiar de soluções digitais para atingir resultados financeiros mais expressivos, e é isso que pretendemos apresentar nas próximas linhas. Confira!

Como a tecnologia reduz os custos de gerenciamento hoteleiro?

Melhoria na estratégia de ocupação

Um dos maiores custos do gerenciamento hoteleiro são as habitações vazias. Quarto sem hóspedes representam um prejuízo para o hotel, por isso a meta é sempre manter a taxa de ocupação a mais alta possível.

Quem trabalha com gerenciamento hoteleiro sabe que nem sempre é fácil realizar as estratégias necessárias para atrair mais clientes. Em muitos casos falta uma visão “panorâmica” de todo o hotel e sua ocupação atual.

Ao utilizar de ferramentas tecnológicas, como um PMS, os gestores ganham a oportunidade de acompanhar (local e remotamente) como está a frequência do hotel, e a partir daí colocar em prática estratégias de atração, como promoções e pacotes exclusivos.

A capacidade de administrar a ocupação do hotel de maneira mais dinâmica e tecnológica facilita o trabalho do gerente e contribui para obtenção de resultados mais expressivos.

 

Gerenciamento de custos

Um bom software de gerenciamento hoteleiro fornece ferramentas para que os administradores acompanhem quase que em tempo real as movimentações financeiras que ocorrem dentro da unidade.

Dar adeus às confusas planilhas de custos de preenchimento manual e adotar uma ferramenta inteligente que quantifica os lucros e despesas automaticamente é algo que toda empresa deve ponderar, principalmente aquelas que visam reduzir suas despesas operacionais.

Um hotel possui diversas fontes de gasto e diferentes fontes de receita. Gerenciá-los sem a ajuda da tecnologia é algo que demanda muito tempo e trabalho por parte da equipe de gestores. A capacidade de cálculo e análise de resultado dos softwares foi fundamental para que eles ganhassem visibilidade no mercado hoteleiro e passassem a figurar como um importante pilar administrativo para muitos hotéis e pousadas.

 

Otimização de mão de obra

Uma forma de reduzir custos é fazendo com que o trabalho dos colaboradores seja mais rentável para o empreendimento. No gerenciamento hoteleiro, quando não há a adoção de ferramentas tecnológicas, é comum ver o gestor ou seu assistente ocupado o dia todo com planilhas de gastos, notas fiscais de compras, papéis de reservas, etc.

Muitas das tarefas desempenhadas pelos profissionais desses hotéis podem ser executados digitalmente, economizando tempo de trabalho do funcionário e permitindo que ele aloque o tempo gasto com tarefas “mecânicas” e repetitivas para funções mais estratégicas.

Essa é uma das premissas mais importantes da automatização, e os benefícios dessa troca são colhidos por empresas de diversos ramos, que permitiram a transformação digital em seus processos.

 

Retenção de clientes

Um hotel que utiliza da tecnologia para manter seus processos internos mais fluidos tem menos chances de impactar negativamente a experiência do cliente com atrasos ou descuidos estratégicos. Mantendo uma boa experiência para o consumidor, crescem as chances de fidelização, algo que é desejado por todas as empresas.

Acompanhe os dados:

  • Vender para um cliente fidelizado custa seis vezes menos do que vender para um novo cliente;
  • As chances de vender um produto para um cliente fiel é 14x maior do que para um novo contato;
  • 73% dos consumidores que possuem uma boa experiência recomendam uma marca para seus conhecidos.

Essas três estatísticas já são capazes de transmitir uma breve explicação do porquê as empresas devem focar com intensidade na retenção e fidelização dos clientes.

No caso do gerenciamento hoteleiro, oferecer uma boa estrutura e um serviço de qualidade são as duas estratégias mais certeiras para a retenção dos clientes. E é aqui que a tecnologia entra como um grande auxiliador, principalmente no momento de estruturar os serviços de forma excepcional.

 

Essas são apenas algumas maneiras como a tecnologia impacta a redução de custos de um hotel e otimiza seus resultados. Lembre-se sempre de ponderar o uso de ferramentas digitais exclusivas para o gerenciamento hoteleiro, como o PMS.

Elas foram desenvolvidas com a única finalidade, que é a de tornar o trabalho gerencial mais dinâmico, estratégico e rentável para o empreendimento!



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