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Como a tecnologia está transformando a governança em hotéis?

Saiba quais são as vantagens trazidas pela tecnologia para a governança em hotéis, como a automação de processos, redução de custos e controle do tempo. Confira!

Aqui no nosso blog, um dos temas mais recorrentes é a tecnologia e seus impactos na rotina dos empreendimentos hoteleiros. A forma de trabalhar a hotelaria mudou muito conforme foram introduzidas novas ferramentas tecnológicas e soluções digitais.

O impacto tecnológico surte efeitos tanto para os hóspedes quanto para colaboradores, ofertando novas perspectivas de trabalho e mudanças na sua rotina.

Diversos setores das empresas hoteleiras contam hoje com soluções inovadoras no seu dia a dia. É o caso das reservas, gestão estratégica, marketing e recepção. Para cada uma dessas equipes é possível encontrar uma ferramenta digital capaz de otimizar os processos e deixar a rotina mais simples e dinâmica.

Uma das novidades do mercado de tecnologia são os sistemas de governança em hotéis, solução criada para facilitar a comunicação entre as equipes de limpeza e a administração do hotel. Seu resultado é um maior e mais eficiente controle de limpeza das unidades e das áreas comuns.

Quer saber mais sobre como a tecnologia está impactando a governança em hotéis? Então, confira algumas informações que separamos para você.

A importante relação entre tecnologia e governança em hotéis

Falar sobre a importância do setor de governança em hotéis “é chover no molhado”. Todo mundo que habita o universo hoteleiro sabe que parte fundamental da experiência positiva do cliente tem a ver com a capacidade do hotel manter suas instalações sempre limpas e organizadas.

Uma governança de sucesso combina uma boa qualidade na limpeza com agilidade nos serviços de manutenção, o que é fundamental para liberar as unidades para venda e check-in sem atrasos.

O trabalho da equipe de limpeza e governança em hotéis é bastante agitado, utiliza muita mão de obra e consome diversos elementos, como água, produtos de limpeza e eletricidade.

A tecnologia aplicada nos sistemas de gestão de governança de hotéis tem com finalidade os seguintes pontos:

Redução de custos

A governança representa um alto custo para as empresas devido ao consumo de material e necessidade de mão de obra. O emprego dos sistemas digitais de governança em hotéis tem como uma de suas principais finalidades o controle e otimização financeira.

A capacidade de controlar o estoque de produtos e o consumo dos mesmos, junto com sua habilidade analítica de previsão de uso faz com que os responsáveis pela governança tenham uma noção exata do consumo de produtos de limpeza e quantas unidades podem ser limpas utilizando o estoque disponível.

Controle de tempo

O tempo oferece um desafio a mais para os profissionais da limpeza. A rotina de higiene das unidades é desafiadora. É preciso deixar os quartos arrumados para o retorno dos hóspedes e ajustar as unidades recentemente utilizadas para receber novos clientes.

Quem acompanha a rotina de limpeza em hotéis sabe que não se trata de um trabalho simples. É necessário ser meticuloso e, claro, seguir altos padrões de higiene.

Com o uso do sistema de governança em hotéis, a equipe de gerência e os gestores do setor podem analisar dados sobre o tempo médio de limpeza de cada unidade, permitindo um olhar holístico sobre o processo de limpeza do hotel.

Diante dessas informações e de posse de dados consistentes, é possível tomar as decisões mais corretas para otimizar o tempo de trabalho das equipes de limpeza e manutenção, transformando a governança num exemplo de agilidade e eficiência corporativa.

Observação: A gerência nunca deve se esquecer de que a rotatividade dos hóspedes, principalmente em épocas de hotel cheio, demanda agilidade e um controle rigoroso do tempo de trabalho para todas as equipes.

Contudo, a governança tem um peso maior devido à necessidade de liberação das unidades para check-in e vendas. Quanto menor for o controle do tempo, maior serão as chances de perder oportunidades de venda ou gerar problemas no momento do check-in de um novo hóspede.

Automação de processos

A utilização de softwares de governança em hotéis permite que sejam escolhidas as rotas de limpeza de forma automatizada. Ao combinar as informações do Check-In (falaremos sobre integração de ferramentais mais adiante), o sistema define a melhor rota a ser traçada pelo time da limpeza.

Essa automatização evita perda de tempo e confusões. Mesmo em um dia de bastante trabalho, os profissionais não precisam ficar se preocupando com o trajeto, já que ele é proposto de forma inteligente pelo sistema de governança.

A gerência e reservas também ganham melhorias com o sistema. Eles podem acompanhar remotamente o trabalho da governança e ficar atualizados sobre quais unidades já estão limpas e prontas para venda novamente.

Melhorias na gestão das equipes

Com índices de rendimento em mãos, a gerência pode analisar o desempenho dos funcionários, fazendo as correções necessárias e identificando quais são os colaboradores que apresentam um bom índice de rendimento. Além disso, é possível gerenciar as equipes de cada turno e realizar mudanças na escala conforme a necessidade do hotel.

Informações centralizadas

Assim como ocorre com outros sistemas digitais, o software de governança em hotéis serve como um centralizador de informações do setor. Todos os dados estratégicos e fundamentais ficam centralizados em um único ambiente virtual, o que facilita a análise por parte dos gestores e a futura tomada de decisão sobre as atividades da governança.

Integração com outros sistemas

Ao ser integrado com outras ferramentas, como um sistema de gestão hoteleira ou de check-in automatizado, a ferramenta se torna ainda mais eficaz.

A capacidade de integração dos dados garante uma análise mais ampla sobre a rotatividade do hotel e todos os processos necessários para continuar as atividades.

 

Ferramentas digitais e inteligentes, como é o caso do sistema de governança, são o futuro da hotelaria. A capacidade de otimizar a rotina dos profissionais e entregar mais inteligência para os processos estratégicos fazem desses sistemas grandes aliados dos bons resultados e da otimização da experiência do cliente.

Seu hotel não deve deixar de apostar em ferramentas que trazem melhoria a um custo benefício bastante vantajoso!

Se quiser saber mais sobre o impacto da tecnologia no setor hoteleiro e as formas de otimizar o trabalho das equipes do seu hotel, não deixe de navegar pelo nosso blog!

Ficou interessado em ter mais tecnologia no seu hotel? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!