O impacto da Transformação Digital no setor hoteleiro

O impacto da Transformação Digital no setor hoteleiro

Veja como a Transformação Digital pode modificar o panorama do setor hoteleiro e auxiliar e área com novas ferramentas de gestão e análise. Confira o post!

No mundo em que vivemos hoje, o motor da inovação é movido de forma digital. Soluções empresariais, ferramentas e sistemas inteligentes são apenas alguns exemplos dos novos recursos que se encontram nas mãos da hotelaria e que surgiram graças aos avanços da tecnologia.

Dentre os conceitos de mudança corporativa, um dos mais comentados é a Transformação Digital. Para quem não é familiarizado com este tema, a TD é uma mudança de perspectiva de atuação no mercado. Tudo começa com a reflexão sobre antigos procedimentos e as formas de modernizá-los, culminando na adoção de novos processos e ferramentas, com foco na experiência digital do hóspede, mais moderna, prática e eficaz.

As empresas que atuam na internet são julgadas e reconhecidas por meio da tecnologia. Atualmente, os clientes esperam que as elas façam o mesmo que eles fizeram com suas vidas, ou seja, inseriram diversos procedimentos modernos e digitais no lugar de antigos hábitos.

Sim, se as pessoas trocaram o telefone do delivery pelo aplicativo, e mão levantada na rua pelo Uber, porque os hotéis também não devem mudar da mesma forma?

Essa mentalidade de mudança guia a transformação digital na hotelaria. Você, como gestor de um empreendimento hoteleiro, sabe identificar e analisar os impactos da transformação digital na rotina dos hotéis?

Confira uma análise sobre este tema nas próximas linhas!

Transformação Digital na Hotelaria: Um caminho sem retorno

A primeira coisa que um empreendimento hoteleiro precisa entender sobre a Transformação Digital é que ela se apresenta como um caminho sem volta. Uma vez que o hotel adota experiências digitais para seus clientes, dificilmente eles irão se acostumar com outro cenário que não inclua essas mudanças.

Um bom exemplo são os sistemas de reserva online. Depois que o e-commerce se firmou como principal canal de vendas para muitos hoteis, nenhum deles sequer pensou em voltar aos antigos métodos de venda.

Os impactos trazidos pela Transformação Digital no setor hoteleiro se desencadeiam por diversos setores, modificam a rotina de trabalho, trazem mudanças para os processos e alteram a forma como as informações são produzidas internamente.

Esse poder de mudança faz da Transformação Digital uma passagem só de ida. Uma vez inserido nessa realidade – e ao observar as mudanças positivas na rotina – dificilmente o hotel decidirá por um retorno aos antigos métodos.

É claro que a Transformação Digital na hotelaria exige um trabalho de educação corporativa e mudanças na cultura empresarial. Contudo, seus resultados positivos valem todo o esforço para inserir o hotel em um outro patamar de preocupação com a experiência do cliente e suas preferências de consumo.

Transformação Digital se espalha pelo mercado hoteleiro nacional

As mudanças trazidas pelas inovações digitais já são sentidas há um certo tempo no mercado de turismo. Saíram de cena as agências e foram surgindo sites como Decolar e Booking. As famosas OTAs fizeram sucesso por se encarregar de todo o trabalho que uma agência fazia para seus clientes.

Sem sair de casa, as pessoas começaram a fazer reservas em hotéis e comprar passagens aéreas. Essas mudanças trouxeram um forte impacto para a forma de se vender a hotelaria. Em pouco tempo, as OTAs representavam uma enorme fatia do mercado, e os hotéis trataram de criar os seus próprios sites de vendas para se firmar ainda mais como uma opção para os clientes.

A atuação dos sites de reservas no Brasil e a enorme disponibilidade de sites de hotéis e redes hoteleiras demonstra que o setor fez uma grande aposta na internet como principal forma de atuação comercial, e os resultados não poderiam ser melhores.

Ano após ano, os relatórios de e-commerce demonstram crescimento do setor. Em 2017, segundo o Relatório Webshoppers 2018, viajantes movimentaram mais de 35 bilhões de reais em passagens, reservas em hotéis, pacotes de viagens e aluguel de carros. Vale lembrar que esse foi o valor movimentado apenas pela internet!

Além do setor de vendas, a hotelaria está inserindo ferramentas digitais em setores como Recursos Humanos, Gestão estratégica, Atendimento ao Cliente, Reservas, Compras e até Governança.

Vantagens da Transformação Digital no setor hoteleiro

Os princípios que movem os hotéis rumo à Transformação Digital são:

1 – Diferenciação da concorrência

Um hotel que passa pelas mudanças da Transformação Digital se coloca um passo a frente dos concorrentes que não optaram pelo mesmo caminho. Isso ocorre devido às mudanças no comportamento de consumo dos clientes.

A preferência por processos rápidos, digitais e sem complicações faz com que os hóspedes tenham preferência por hotéis que se adequem à uma realidade digital.

2 – Aumento na eficiência

As ferramentas digitais surgiram para otimizar a rotina e aumentar a eficiência das equipes. Um bom exemplo é o sistema de check-in online. O próprio hóspede faz o seu cadastro e vai à recepção apenas pegar a chave do quarto, evitando qualquer tipo de fila na hora do check-in.

Com menos pessoas para atender, os funcionários ficam livres para executar outras tarefas estratégicas, ou então, atender quem está na recepção com mais atenção e qualidade.

3 – Redução de custos

Ferramentas digitais automatizam e otimizam processos, e processos mais eficientes significam redução de custos. O aumento da eficiência viabiliza a diminuição de custos, além disso, o uso de certas ferramentas permite que a gestão faça uma redução da equipe.

4 – Melhoria de serviços

Sistemas inteligentes são menos falhos e mais rápidos que qualquer ser humano. A utilização de ferramentas digitais tem o propósito de aumentar a eficiência das equipes do hotel. Contudo, muitas delas também são revertidas em melhorias para os serviços oferecidos aos clientes.

É o caso dos sistemas de check-in online e concierge digital. Esses dois exemplos demonstram bem como as ferramentas adotadas para melhorar os processos também impactam na experiência do consumidor.

5 – Melhoria no relacionamento

Um dos princípios básicos da hotelaria sempre foi a excelência no atendimento aos hóspedes, além da boa e velha cordialidade. Esse sentimento foi transferido para as ferramentas digitais.

As avaliações digitais, as redes sociais e os sistemas de atendimento digital são alguns exemplos de formas e canais utilizados na hotelaria para otimizar o relacionamento entre hóspedes e hotéis.

A Transformação Digital chegou, seu hotel vai ficar de fora?

As mudanças no setor hoteleiro se mostram irreversíveis. O crescimento da internet como principal plataforma de negócios é apenas um dos sinais de que a hotelaria já está dentro de um universo em que o digital faz a diferença.

Cabe aos hotéis acompanharem a evolução do mercado em que estão inseridos, tanto para acompanhar a concorrência quanto para agradar e oferecer novas experiências para os clientes.

E seu hotel? Vai continuar a traçar o mesmo caminho?



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