Gestão Cloud: entenda as vantagens do sistema hoteleiro na nuvem

Gestão Cloud: entenda as vantagens do sistema hoteleiro na nuvem

Conheça os benefícios da Gestão Cloud e saiba como um sistema hoteleiro na nuvem pode trazer mais segurança, mobilidade e redução de custos para seu negócio.

Nos últimos anos, o crescimento no uso dos dispositivos móveis, as novas dinâmicas de trabalho remoto e os avanços de ferramentas digitais de gestão estratégica colocou um novo desafio para o setor de tecnologia: como fazer com que certas ferramentas de trabalho ganhassem mobilidade e, ao mesmo tempo, uma forma segura e ágil de armazenamento de dados e informações.

Essas foram algumas das motivações que fizeram com que desenvolvedores e empresas de tecnologia apostassem com força na tecnologia de Cloud Computing, ou, como costumamos ouvir por aí, na Nuvem.

O conceito de Nuvem é um tanto quanto complexo, porém, seu funcionamento aplicado às soluções tecnológicas é bastante simples. Os sistemas interligados com a nuvem fazem o armazenamento e os cálculos internos em servidores remotos e conectados por meio da internet. E isso traz boas vantagens, inclusive para a hotelaria.

Existem alguns sistemas hoteleiros que utilizam a nuvem como servidor para suas bases de dados e até para a execução do programa em si. É o caso dos CRMs, CMs, PMSs, ERPs, Sistemas de Automação de Marketing e Sistemas de Check-In online.

Todos esses softwares podem ser instalados e utilizados sob os preceitos do Cloud Computing. Neste post, você vai descobrir quais são as vantagens de utilizar um sistema hoteleiro na nuvem e quais são os tipos de benefícios ofertados por essa solução!

Cloud Computing: Os benefícios gerais do sistema hoteleiro na nuvem

O desenvolvimento de sistemas hoteleiros em nuvem foi feito com base em algumas necessidades empresariais e tecnológicas que surgiram dentro das empresas. Algumas das vantagens que podem ser citadas são:

1. Mobilidade

O fato das informações serem armazenadas em servidores remotos permite que os sistemas hoteleiros não fiquem “presos” em um computador, sendo possível acessar a ferramenta em diferentes dispositivos, inclusive os móveis, como smartphones e tablets.

2. Backup constante

Os sistemas hoteleiros em nuvem possuem capacidade de backup e salvamento automático constante dos arquivos e processos. Essas duas características fazem com que eles estejam sempre atualizados com as informações mais recentes, além de oferecer mais segurança para as informações.

3. Segurança da informação

Os investimentos em segurança feito pelos servidores em nuvem é altíssimo. As empresas especializadas em data centers de uso remoto sabem que a segurança dos dados é parte de seu core business, por isso, há um investimento pesado em processos e políticas de segurança.

4. Redução de custos

Sem a necessidade de adquirir servidores ou de montagem de infraestrutura interna, a empresa reduz seus custos operacionais, sendo que boa parte dos investimentos para assegurar o funcionamento das ferramentas são feitas pelas empresas que oferecem o serviço.

Sistema hoteleiro na nuvem: Por que adotar?

Existem diversas informações que podem ser citadas como razões para adotar um sistema hoteleiro na nuvem. Porém, vamos começar com o mais “abstrato” deles, que é o conceito de transformação digital.

As empresas estão entrando em uma era na qual a internet se tornou um viabilizador de negócios, uma agência de viagens virtual e um cartão de visitas ao mesmo tempo. A utilização da web como plataforma de negócios se torna cada vez mais intensa, e os benefícios trazidos por essas mudanças impulsionam cada vez mais as inovações em rede.

A transformação digital é exatamente um processo – um comportamento empresarial – no qual as instituições passam a focar a maior parte dos seus esforços e investimentos em soluções que utilizam a internet, como é o caso do Cloud Computing.

A transformação digital está se mostrando não apenas um novo conceito de trabalho, mas sim como uma mentalidade que empurra as empresas rumo às novas tecnologias e aos novos comportamentos de consumo.

Se anteriormente citamos os benefícios gerais da nuvem, veja agora as vantagens trazidas especificamente para o setor da hotelaria:

1. Trabalho remoto

O trabalho em um hotel é dinâmico e pode exigir muitos momentos fora da unidade. Os gestores podem realizar visitas e reuniões de negócios e levar consigo as ferramentas necessárias para fechar o negócio, colher dados cadastrais e transmitir essa informação para as outras equipes.

O sistema hoteleiro em nuvem é atualizado constantemente e garante que qualquer profissional com acesso possa acessá-lo sempre que necessário, bastando apenas a conexão com a internet.

2. Equipes integradas na mesma plataforma com dados atualizados

O sistema hoteleiro integra as atividades de setores como reservas, compras, governança, vendas e gerência. Essas equipes são órgãos vitais num ecossistema hoteleiro, e quanto mais integrado for o trabalho deles, melhores serão os resultados.

O sistema hoteleiro em nuvem aloca as atividades em um único ambiente virtual, favorecendo a integração do trabalho e o acompanhamento das demandas e metas.

3. Redução de gastos operacionais

A opção pelo uso de um sistema hoteleiro em nuvem reduz os gastos operacionais com TI. Quando a empresa opta pelo uso de um sistema em servidor interno, é preciso investir na compra de equipamentos e na contratação de profissionais para gerenciar as operações.

Ao migrar para um sistema hoteleiro na nuvem, o hotel fica livre da necessidade de criar uma infraestrutura de tecnologia para operação do sistema, o que possibilita enxugar gastos com a TI, que é um setor importantíssimo, mas que não faz parte do real negócio da empresa.

4. Otimização da rotina

Para hotéis que ainda não utilizam sistemas hoteleiros, a adoção de uma ferramenta como essa é transformadora. Elas permitem a otimização da rotina dos profissionais, principalmente por executar demandas de forma automatizada e por melhorar a coleta de dados.

 

Essas são algumas das vantagens trazidas pelo uso de sistemas hoteleiros na nuvem. É importante ressaltar que eles podem ser integrados com outras ferramentas, deixando o trabalho ainda mais dinâmico e eficaz.

Se o seu hotel ainda não dispõe de ferramentas de gestão hoteleira ou está querendo reduzir os gastos com TI, os sistemas em nuvem surgem como uma saída economicamente viável e de bom custo benefício.

Gostou do conteúdo? Não deixe de navegar pelo nosso blog para conhecer mais dicas e novidades sobre a hotelaria e a gestão de empreendimentos hoteleiros.



Fechar Menu