fbpx
You are currently viewing Channel Manager: como centralizar a gestão dos canais de venda de forma efetiva

Channel Manager: como centralizar a gestão dos canais de venda de forma efetiva

Sabia que um Channel Manager pode otimizar a gestão dos canais de venda do seu hotel?  Veja também como pode melhorar a produtividade dos colaboradores!

A venda de diárias hoteleiras é algo que ocorre por diferentes meios. Existem caminhos mais analógicos, como a venda direta no balcão da recepção e os digitalizados, como a venda direta no site ou nas OTAs (Online Travel Agency).

A estratégia de distribuição das diárias em diversos canais de vendas possui seus altos e baixos. Ao mesmo tempo que ela potencializa a receita ao ampliar a divulgação do hotel, a estratégia multicanal traz um nível a mais de complexidade para a gestão hoteleira.

Isso acontece por um simples fato: analisar um canal é muito mais fácil que analisar diversos deles. Diante dessa situação, desenvolvedores de softwares criaram uma ferramenta bastante útil e funcional: o Channel Manager, também conhecido como gestor de canais.

Basicamente ele faz aquilo que seu nome propõe, ou seja, uma administração dos canais de venda. Porém, a sua capacidade analítica se prova uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões e desenho de estratégias de ocupação e vendas.

Seu hotel ainda não usa um Channel Manager? Então prepare-se para aprender como centralizar os canais de venda e desfrutar de todos os benefícios da ferramenta. Boa leitura!

Centralizando os canais de venda: como funciona um Channel Manager?

O Channel Manager é um software que se conecta com outro sistema, o de gestão do meio de hospedagem (PMS), para gerenciar os quartos disponíveis para venda e seus preços nos mais diferentes canais de vendas online.

Ele atualiza de forma rápida e automática o valor das tarifas, a disponibilidade e o número de reservas em todos os canais, a partir de um comando único dado diretamente no sistema.

Economia de trabalho e disponibilidade de tempo de serviço

O uso do Channel Manager faz com que o tempo utilizado para atualizar as tarifas nos canais seja reduzido, o que gera uma economia de trabalho para o profissional que estava a cargo dessa tarefa. Com mais tempo disponível, esse profissional pode executar outras tarefas menos mecânicas e que agreguem mais valor à estratégia do hotel.

Resumindo: além de disponibilizar as diárias com mais rapidez, o Channel Manager ainda livra os profissionais de tarefas mecânicas e repetitivas para que eles possam focar em atividades mais construtivas para a empresa.

Como um Channel Manager pode ajudar o hotel a alcançar resultados?

Além da praticidade para atualizar a disponibilidade e as tarifas, o Channel Manager é um grande diferencial competitivo. Principalmente entre hotéis de menor porte, que nem sempre utilizam recursos tecnológicos quanto esses.

Os melhores Channel Managers do mercado possuem muitos canais de venda conectados, ou seja, o hotel vai ser vendido para o mundo inteiro em diversas fontes, o que potencializa exponencialmente a visibilidade e amplia as chances de vender cada vez mais.

Redução de Overbooking e outros erros operacionais

Imagine que um profissional cansado está há horas atualizando a disponibilidade nas tarifas dos canais de vendas e, por descuido, insere uma quantidade superior ao real número de habitações disponíveis. Essa situação é um prato cheio para um overbooking, que é considerado um dos erros mais crassos da hotelaria.

O uso do Channel Manager elimina descuidos dessa forma e reduz a possibilidade de ocorrerem overbookings e outros erros operacionais, como ofertar a diária a um preço errado (sim, isso pode acontecer com um simples erro de digitação!).

O parceiro da baixa temporada

Alguns hotéis não precisam nem fazer muito esforço de vendas para ficarem lotados durante a alta temporada. Contudo, quando ela se vai, o empreendimento pode ficar sem um nível bom de ocupação durante alguns meses.

Esse período de baixa pode ganhar um reforço vindo do Channel Manager e, novamente, a resposta está na visibilidade.

Com uma estratégia tarifária bem feita e o uso do Channel Manager, os hotéis podem obter mais reservas durante a baixa temporada e potencializar os lucros em um período que é marcado pela queda no faturamento.

Garantia da paridade

Vale lembrar que muitos canais de venda online, como Booking e Expedia, não aceitam disparidade dentre seus parceiros, ou seja, você não pode vender mais barato na Booking e esperar que a Expedia fique feliz com isso. Alguns canais são bem rigorosos e aplicam multas e cessões aos parceiros que não respeitam a paridade.

O Channel Manager ajuda a resolver esse problema, afinal, ele controla a distribuição de maneira unificada e permite que esse tipo de erro não ocorra e atrapalhe a relação do hotel com esses importantes parceiros de vendas.

 

O uso do Channel Manager ainda pode ser considerado um diferencial competitivo. Porém, como mais e mais hotéis estão notando sua utilidade e benefícios, aquilo que era um diferencial está se tornando um recurso importante para sobreviver em um mercado tão disputado.

A Newhotel Check-In desenvolveu seu Channel Manager de forma a contar com os principais canais de vendas online. Todos os grandes players de mercado podem ser impactados com o uso do software desenvolvido por aqui.

Além de contar com um grande rol de canais, a ferramenta auxilia na análise das vendas e permite uma visão ampla sobre as operações!

Gostou de saber como um Channel Manager pode ajudar seu empreendimento? Conheça mais sobre gestor de canais online da Newhotel Check-In!