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Como fazer seu hotel Vender mais

Para fazer seu hotel vender mais, você precisa utilizar todas as estratégias e ferramentas que tragam mais clientes e mais vendas. Hoje vamos falar de uma das mais importantes, o  marketing. O Marketing hoteleiro é um conjunto de estratégias e ferramentas que podem ser realizadas para promover o hotel, um produto ou serviço, bem como consolidar a imagem de uma marca no mercado. Portanto, podemos definir o marketing hoteleiro como um conjunto de técnicas que fazem com que o seu hotel possa vender mais e se consolidar no mercado hoteleiro.

Objetivo do Marketing hoteleiro

O objetivo do marketing hoteleiro é trazer para o seu hotel novos clientes e conquistá-los com um bom serviço, com qualidade adequada, com garantias e, sobretudo, com um preço que se ajuste à realidade do mercado. Ele é responsável por transformar ideias em ações lucrativas que atraem clientes compradores. Também é responsável por cuidar da parte institucional do seu hotel, que envolve, posicionamento de marca, comunicação, estratégias de marketing e promoção, criação de conteúdos que agregarão valor ao mercado.

As tarefas mais importantes do marketing hoteleiro

1. Ideias

Ter uma ideia é fundamental, mas não se trata apenas de lançar qualquer ideia, é necessário avaliar a sua viabilidade, se vai ao encontro da necessidade do mercado, se é lucrativa, se atende aos objetivos de posicionamento de marca e se traz percepção de valor para os clientes e mercado. A próxima etapa é criar um plano de marketing, uma ferramenta fundamental para obter êxito em qualquer planejamento de marketing para hotel. O plano de marketing hoteleiro deve ser baseado em 4Ps, que são: Pessoas, Produto, Preço e Promoção.

2. Plano de marketing hoteleiro

– Analise de mercado

Analisar o mercado é crucial para o sucesso do hotel. A área de marketing do hotel é responsável por fazer pesquisas e análises que serão utilizadas na criação estratégias lucrativas. Uma delas se chama estratégia 4Ps:

Pessoas: o primeiro P é a razão de qualquer negócio hoteleiro. O seu hotel precisa ter ferramentas para captação de dados dos clientes. Uma delas é o cadastro dos hóspedes, preenchido em todo check-in e check-out. Seja de pessoas físicas ou jurídicas, as informações coletadas serão de grande importância para criar ações de marketing vencedoras.

Produto: o segundo P se refere ao produto ou serviço que o hotel quer oferecer aos clientes. A função mais importante do marketing hoteleiro é fazer com que as pessoas escolham seu hotel, desfrutem todos os serviços ofertados por ele, percebam valor e fiquem encantados ao ponto de voltar, tornando-se clientes fiéis que recomendam o seu hotel para a família e amigos.

Preço: o terceiro P trata do preço. Ele deve ser adequado para que o seu hotel obtenha o lucro desejado e que seja acessível ao público-alvo. O preço deve ser flexível e variar conforme o período, temporadas do ano e datas festivas.

Promoção: é a etapa em que o marketing toma forma e se utiliza instrumentos promocionais para chegar ao público desejado. A promoção consiste na divulgação do hotel, dos produtos e/ou serviços em todas as mídias disponíveis, sejam elas digitais ou impressas. Contempla todas as ações criadas para aumentar o volume de vendas. Estas ações, podem ser executadas através da propaganda, publicidade, redes sociais, e-mail marketing dentre outros.

– Segmentação

Segmentar é separar o público-alvo por critérios como: idades, gostos, sexo, hobbies dentre outros, selecionar todos os critérios que desejar trabalhar e planejar estratégias de marketing para chegar a este seguimento. Desta maneira, quando se produz uma campanha de marketing, sabemos para qual seguimento podemos direcioná-la. Lembre-se de que, para diminuir os custos e maximizar os lucros, o hotel deve criar um plano de marketing coerente com a capacidade do hotel e o tamanho do mercado alvo.

– Concorrência

Conhecer os hotéis que são seus concorrentes é fundamental para um profissional de marketing hoteleiro. Será necessário estudar os padrões e movimentos dos principais concorrentes, conhecer o que a concorrência faz e quais serviços ou produtos são oferecidos. A partir disto, o seu hotel deverá criar estratégias aprimoradas para serem únicas e surpreendentes para o público-alvo.

– Canais

Canais são ferramentas que o hotel utiliza para chegar ao público-alvo e se comunicar com ele. É por onde as promoções serão feitas, onde seu produto ou serviço será ofertado para os clientes. Os canais mais lucrativos atualmente são: redes sociais, e-mails, Google pesquisa, mídia paga dentre outros. É muito importante utilizar as redes sociais. Na verdade, já podemos encontrar muitos hotéis que têm um impacto real e grandioso nas redes sociais. Além de criarem um perfil próprio com as informações do hotel, promoções, também compartilham publicações que interessam ao cliente e que, interagem, compartilham dúvidas, realizam concursos… e todo tipo de comunicação que ajude a tornar o seu hotel mais atraente e mais lucrativo.

 

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