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5 passos para tornar a estratégia de social media do seu hotel mais eficaz

Veja 5 dicas para transformar a social media do seu hotel em um lugar atrativo e com bons conteúdos para trazer mais clientes e potencializar seu negócio!

Já parou para pensar no tamanho do impacto das redes sociais na rotina das pessoas? Elas começaram como um espaço virtual para encontrar amigos e compartilhar conteúdos, porém, hoje são utilizadas por indivíduos e empresas para divulgar negócios, fazer campanhas sociais e se relacionar com clientes.

Tudo isso ocorreu devido à adesão em massa e uso intenso dos usuários. Com tanta gente online (só no Brasil são cerca de 116 milhões de pessoas com acesso à internet), só restou uma alternativa para as empresas: estruturar estratégias de comunicação e marketing nas redes sociais, com o intuito de angariar essa audiência e transformá-la em clientes.

Fazer comunicação em sites como Facebook e Instagram pode parecer simples, mas é necessário um bocado de estratégia para que os objetivos sejam conquistados. Veja abaixo 5 passos para tornar a estratégia de social media do seu hotel mais eficaz!

5 passos para melhorar a estratégia de social media do seu hotel

1. Invista uma quantia em publicações impulsionadas

As redes sociais permitem que você faça um perfil e compartilhe conteúdos sem gastar um centavo. Porém, para atingir mais pessoas é preciso impulsionar a publicação, ou seja, investir uma quantia para que ela se torne visível para mais e mais pessoas.

O impulsionamento é fundamental para difundir um conteúdo, uma vez que o algoritmo de distribuição do Facebook e do Instagram faz com que a publicação apareça de forma orgânica apenas para poucos seguidores, geralmente aqueles que mais interagem com a sua página.

Inclusive, no começo de 2018 o Facebook mudou os tipos de conteúdo que aparecem na linha do tempo das pessoas.

É possível impulsionar vídeos, textos e fotos, além de inserir um botão de ação (conhecido no universo do marketing digital como call to action). Os resultados do impulsionamento ficam disponíveis para análise, o que é fundamental para entender qual foi o impacto da sua publicação.

2. Utilize as diferentes formas de impulsionamento

O impulsionamento não é sempre igual. Existem inúmeros filtros que podem ser aplicados para definir o público de interesse. É fundamental prestar atenção nesse quesito para não jogar dinheiro fora aparecendo para pessoas que não compõem o público do hotel.

Esses filtros englobam alguns fatores, como:

  • Idade;
  • Geolocalização;
  • Renda;
  • Páginas curtidas;
  • Hábitos de consumo.

Junto com os filtros de público também há a possibilidade de usar diferentes tipos de impulsionamento. Podemos dizer que o tipo determina o objetivo.

Vamos à um exemplo:

  • Imagine que seu hotel acaba de lançar uma nova ala de quartos de luxo com banheira de hidromassagem. Para impulsionar as vendas, o melhor “call-to-action” seria um botão de “reserve já” que encaminha a pessoa diretamente para o site do hotel, onde ele pode fazer sua reserva;
  • Impulsionar um post desses e colocar como CTA um “curta a nossa página” ou “compartilhe no WhatsApp” irá oferecer um resultado muito mais tímido, afinal, os clientes não serão encaminhados para o motor de reservas do hotel.

3. Compartilhe conteúdos interessantes

As redes sociais oferecem todo o tipo de conteúdo, desde fake news até ótimos artigos científicos. É possível compartilhar uma grande variedade de conteúdos, porém, se ele não for atrativo ou, no mínimo, interessante, o leitor irá rapidamente passar para o próximo assunto.

Uma estratégia de social media para hotel que engloba conteúdos precisa ser feita com bastante atenção, para que sejam criados temas que despertem o interesse da audiência e que sejam capazes de fazer com que os leitores fiquem atentos às próximas postagens.

4. Aposte em conteúdos imagéticos

A dinâmica das redes sociais é muito diferente de um jornal ou de um portal de notícias. Uma linha do tempo de um usuário do Facebook é repleta de postagens, porém, especialistas em marketing digital analisaram que conteúdos que contém um destaque imagético (seja foto ou vídeo) são mais retentores de atenção do que simples links de páginas.

Portanto, não deixe de apostar nas fotos para a estratégia de social media do seu hotel!

Em alguns casos, somente a foto já se torna um bom conteúdo, basta que ela tenha significado e ilustre algo do interesse dos clientes. Veja alguns conteúdos que podem ilustrar a página do hotel:

  • Fotos de clientes curtindo a estrutura do lugar (não esqueça de pedir autorização!);
  • Fotos e vídeos de pratos, drinks e produtos vindos do restaurante;
  • Fotos e vídeos das equipes trabalhando;
  • Fotos e vídeos da estrutura do hotel.

5. Não fique preso à postagens comerciais

Nem tudo o que você posta precisa vender. E nem sempre aquilo que você posta com intuito de vender dá resultado. Em muitos casos, um post despretensioso e bem feito pode funcionar muito melhor na estratégia de social media do seu hotel do que o impulsionamento de uma promoção.

Desapegue da ideia de que uma empresa precisa estar sempre vendendo um produto na internet. Na verdade, não esqueça dessa ideia, mas ela não precisa estar sempre explícita para o cliente.

Boas fotos, vídeos interessantes, depoimentos de hóspedes, um gesto de gratidão de um cliente, tudo isso pode servir para dar visibilidade ao hotel e impactar a sua audiência.

A social media pode potencializar – e muito – os resultados de um hotel. Porém, é preciso estratégia e, claro, uma boa análise dos resultados para saber quais conteúdos atraem ou repelem sua audiência. Não se esqueça também que o principal intuito de uma rede social é a interação, portanto, nada de postar e ficar quieto, interaja com seus clientes!