fbpx
You are currently viewing As melhores ferramentas de marketing para hotelaria

As melhores ferramentas de marketing para hotelaria

Conheça as principais ferramentas de marketing para hotelaria e melhore a prospecção de clientes através de estratégias organizadas e eficazes. Saiba mais!

O marketing digital tem sido uma das principais ferramentas para empresas e indústrias que desejam vender seus produtos e serviços na era da internet. As estratégias e conteúdos desenvolvidos em planos de inbound tem o poder de atrair a atenção do público e posicionar a empresa como uma autoridade em seu ramo.

Ao longo da última década, cada vez mais empresas apostam nas estratégias de marketing como forma de potencializar a marca e garantir novos negócios e clientes. Isso demonstra dois fatos interessantes:

  1. As empresas já reconhecem a internet como principal meio de divulgação;
  2. Os clientes estão muito mais propensos a consumir conteúdos de marcas na web.

Diante desses dois fatores, cabe aos interessados a concepção de seu plano de ação e o uso das ferramentas adequadas para viabilizar o projeto.

Sim, marketing também exige ferramentas para execução e monitoramento. Contudo, tratam-se de ferramentas virtuais, tais como sistemas inteligentes, aplicativos e softwares analíticos.

No post de hoje, destacaremos as melhores ferramentas para as demandas de marketing na hotelaria. Falaremos não apenas no uso exclusivo das equipes de comunicação, mas também de sistemas, que podem ser aplicados à gestão hoteleira e ofertar valiosos dados para as campanhas de divulgação. Continue a leitura e saiba mais!

As melhores ferramentas de marketing para hotéis

1 – Customer Relationship Manager (CRM)

A primeira ferramenta de marketing para hotelaria é o CRM. Ele é um sistema de gestão de clientes e oportunidades de negócio. Sua principal função é reter as informações sobre as pessoas. Ele concentra todas as informações básicas de contato e permite gerenciar movimentações feitas por clientes e interessados, como:

  • Compras;
  • Cancelamentos;
  • Reagendamentos de diárias;
  • Respostas de atendimento.

O CRM ainda permite a construção de campanhas exclusivas, anunciadas diretamente para os consumidores via e-mail, além de gerenciamento de programas de fidelização, função de gestor de documentos e muito mais.

2 – Gerenciador de SEO

De nada serve uma bela página na internet, totalmente responsiva e adaptada para uso de um motor de reservas se ela não é encontrada pelas pessoas. Na web, a localização de informações e sites é feita, majoritariamente, por sistemas de busca, como Google, Yahoo e Bing.

Essas ferramentas de marketing para hotelaria fazem uma varredura nas páginas da internet em busca das palavras digitadas pelo usuário. Essa pesquisa leva em consideração padrões de estruturação e presença de palavras e termos-chaves. Quanto mais bem estruturada é a página, melhor será a posição nos resultados.

Os softwares de SEO (Search Engine Optimization) fazem o “trabalho pesado” e detectam falhas e acertos nas estratégias de ranqueamento dos sites. Ele analisa a capacidade dos sistemas de pesquisa para encontrar o site do hotel e aponta que tipo de melhoria deve ser feita para que o hotel ganhe posições e apareça cada vez mais perto do topo nos sistemas de busca.

3- Content Management System (CMS)

Os CMS são ferramentas para hotelaria que permitem a administração das páginas inseridas dentro do site do seu negócio. Com esse sistema, a equipe pode:

  • Criar conteúdos;
  • Promover páginas;
  • Criar landing pages para cadastro.

Sua simplicidade de uso e agilidade facilita o trabalho da equipe de marketing, principalmente quando é preciso criar novos conteúdos para serem inseridos dentro de um site.

Por mais que pareça algo simples, a gestão de um site é algo um tanto quanto complicado. Sem a ajuda de ferramentas como o CMS, a tarefa fica mais complexa e as empresas se tornam “reféns” de seus webdesigners.

O CMS surge para dar autonomia e conceder à equipe de marketing uma ferramenta completa para executar suas ações sem depender de outro fornecedor.

4 – Sistema de automação de marketing digital

As estratégias de inbound utilizam vários recursos, como postagens em redes sociais, fluxos de nutrição com e-mail marketing, desenvolvimento de formulários e muito mais.

Essas demandas podem ser concentradas em um software de gestão e automação de marketing digital. A ferramenta disponibiliza todas essas funções (e mais algumas, depende muito do fornecedor e da qualidade do sistema) e também serve como um gerenciador do funil de vendas. Nele, a equipe pode segmentar leads, oportunidades, novos clientes, clientes perdidos e criar formas de comunicar-se com eles de diferentes maneiras.  

5 – Gerenciador de redes sociais

Facebook, Instagram, Twitter, Tumblr, Google +, LinkedIn. Não são poucas as redes sociais utilizadas pelas empresas para fazer contato com os clientes e compartilhar seus conteúdos.

Utilizá-las não é a tarefa mais difícil do mundo, complicado mesmo é gerir manualmente as postagens, interações e monitorar os resultados em todas elas ao mesmo tempo.

Os gerenciadores de redes sociais são ferramentas que ajudam o hotel a concentrar todas as redes em uma só plataforma e facilitar a administração de conteúdos, as respostas dadas aos seguidores e os anúncios veiculados nas plataformas.

Quem trabalha com social media sabe o quanto os gerenciadores de rede facilitam a rotina e deixam as demandas mais organizadas, evitando esquecimentos de postagens ou repetição de conteúdos.

 

Investir em boas ferramentas é essencial para conseguir melhores resultados. O intenso uso da internet como meio de comunicação e vendas faz com que os principais esforços e investimentos sejam focados para a execução do marketing digital. Isso porque é mais barato e adaptável à realidade de cada empreendimento e mensurável.

Vale a pena utilizar recursos tecnológicos para otimizar o marketing e potencializar a visibilidade e penetração da marca.

Quer saber mais sobre essas soluções e sobre a influência da tecnologia no setor hoteleiro? Então, não deixe de visitar o nosso blog e acompanhar as notícias, dicas e novidades que postamos por lá!


Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário