fbpx
You are currently viewing Ferramentas para tornar seu relatório de gestão hoteleira ainda mais eficiente

Ferramentas para tornar seu relatório de gestão hoteleira ainda mais eficiente

Produzir relatórios de gestão hoteleira pode ser complicado e uma tarefa não muito amigável para os gestores. Conheça ferramentas que otimizam essa demanda!

Para muitos gestores da hotelaria, o momento de produzir relatórios de desempenho é um dos piores da rotina profissional. A produção das análises corporativas requer atenção, cuidado com números e boa capacidade de compilar dados para transformá-los em informações de fácil leitura e entendimento.

No momento de apresentação, mais uma tensão. Será que todos os dados estão corretos para a vistoria dos investidores? Faltou alguma métrica? As informações estão todas distribuídas do jeito certo no documento?

Todos esses questionamentos fazem parte de uma produção de relatórios de gestão hoteleira. É natural que elas surjam, afinal, trata-se de documento importante que deve ser tecido com bastante cautela.

Diante de tal importância, surgiram tecnologias capazes de otimizar a produção de relatórios. Esse tipo de fenômeno é cada vez mais recorrente no setor da hotelaria, o que é muito benéfico para os processos internos e para a análise de resultados.

Ferramentas digitais se alimentam de dados e cuidam deles muito bem. É com base nos avanços da modernidade que a produção de relatórios está se tornando uma tarefa bem mais simples e assertiva.

Veja agora uma lista com algumas ferramentas digitais que vão potencializar a rotina e auxiliar diretamente na produção dos relatórios de gestão hoteleira. Boa leitura!

Ferramentas para otimizar seu relatório de gestão hoteleira

PMS (Property Management System)

Os sistemas de gestão de propriedade são utilizados para administrar as principais funções do hotel, tais como:

  • Movimentação de hóspedes;
  • Disponibilidade;
  • Tarifas;
  • Gestão de serviços;
  • Controle de alimentos e bebidas.

Conforme o sistema entra em atividade, todas as informações inseridas nele são armazenadas no banco de dados e compiladas para gerar os relatórios analíticos de gestão hoteleira.

Bons sistemas PMS englobam informações vindas de diversas áreas do hotel e compilam os dados gerados de forma intuitiva, facilitando o acesso e compreensão das estatísticas. Essa capacidade, somada à integração com outros sistemas, faz do PMS uma ferramenta muito útil na produção de relatórios de gestão hoteleira.

Sistema de Revenue Management

As informações que envolvem a gestão financeira e as ações para captar recursos são todas auxiliadas pelo sistema de Revenue Management. É para isso que ele foi programado, otimizar a gestão financeira e construir um caminho sólido para os gestores tomarem as melhores decisões.

O RM tem se tornado cada vez mais importante na dinâmica da hotelaria moderna. Tanto pela sua praticidade na gestão de processos quanto na capacidade de compilar dados e se integrar aos sistemas PMS para se tornarem ainda mais completos e funcionais. Assim como o PMS, o sistema de Revenue Management também produz e armazena dados de alta importância para a produção de relatórios de desempenho da propriedade.

E não há porque se desesperar e pensar em horas de trabalho para a TI integrar o sistema de RM com o PMS. A solução de RM da Newhotel é totalmente integrada ao PMS, fazendo parte do sistema como um módulo exclusivo para a gestão de receitas. Perfeito para os hotéis que querem potencializar sua gestão e resultados sem se preocupar com a aplicação e funcionamento das ferramentas.

Channel Manager

O Channel Manager é fundamental para gerenciar a distribuição das diárias e tarifas nos mais distintos canais de venda. Na era da internet, não dá para perder tempo na compilação manual de tarifas. O essencial é deixar essa tarefa mais dinâmica, automatizada e inteligente.

Os softwares de distribuição de canais são mais um exemplo de ferramentas de grande valia dentro do universo hoteleiro. São capazes de produzir, armazenar e compilar dados que fazem parte dos relatórios de resultados feitos pela equipe gerencial.

Rate Shopper

A ferramenta de monitoramento de mercado traz insights importantes para a gestão. Com base nas informações ali contidas, podem ser analisados quais são as vantagens e desvantagens do hotel frente à concorrência e quais as ações necessárias para se tornar mais competitivo.

Análise de concorrência fica mais fácil com o uso de Rate Shoppers, que, por sua vez, também facilitam a produção dos relatórios. Isso graças à sua capacidade de apresentação intuitiva e prática dos dados contidos na plataforma.

Business Intelligence

BI é fundamentalmente análise de dados. É com base em informações ricas que o responsável pela Inteligência de Negócios atua, construindo insights fundamentais para alavancar a performance do hotel.

As ferramentas de BI possuem dashboards interativas que apresentam uma infinidade de dados, todos, é claro, dispostos de maneira intuitiva e facilitada, o que potencializa a eficácia das estratégias.

Uma boa ferramenta de BI apresenta dados de RevPar, perfis de consumo, ADR, ARR e indicador de procura de Room Nights, além de muitos outros dados fundamentais na hotelaria.

 

Todas essas plataformas trazem benefícios diretos para as operações no hotel. Ao mesmo tempo, são poderosos aliados na formação do banco de dados e na produção dos relatórios de desempenho de gestão hoteleira.

Durante anos, gestores passaram horas frente às planilhas analisando números e tomando muito cuidado para não errar nenhum procedimento. Hoje em dia, a automatização da análise dos dados feita pelos sistemas inteligentes é muito mais confiável e ágil, se encaixando perfeitamente na dinâmica da hotelaria moderna.

Confira como as ferramentas digitais da Newhotel Check-in podem auxiliar nos seus processos! Acesse nosso site, conheça nossas ferramentas e solicite uma demonstração para conferir os benefícios de cada uma delas!