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Como os hotéis podem alavancar suas reservas diretas

As OTAs são boas parceiras para conseguir mais clientes, mas não é preciso ficar refém das suas taxas. Veja como o hotel pode melhorar sua reserva direta!

Na briga pela melhoria de seus faturamentos e índices de vendas e ocupação, os hotéis e redes hoteleiras encontraram alguns excelentes parceiros nos últimos anos. Sem dúvida, o de maior destaque são as OTAs.

As agências de viagem online revolucionaram a forma de se comercializar diárias e pacotes de hotéis, resorts e pousadas. É muito difícil encontrar um empreendimento hoteleiro que não utilize serviços das OTAs ou que não as considere um excelente parceiro de negócios.

Apesar de sua grande serventia para a sobrevivência de muitos hotéis, quem trabalha no setor de reservas e no financeiro do hotel conhece bem o ônus de se trabalhar com parceiros, a comissão.

Certas OTAs demandam um alto valor comissional para cada reserva efetuada pelos hotéis por meio de sua plataforma. Diante dessa grande “mordida” no faturamento do hotel, é natural que os gestores desenvolvam uma preocupação quanto à forma de fazer reserva e venda direta ao hóspede, sem que haja cobrança de altas comissões.

No post de hoje, vamos falar sobre a importância das reservas diretas e como os hotéis podem fazer para alavancar esse tipo de venda, ampliando seu faturamento e reduzindo a sua dependência de parceiros externos. Boa leitura!

Como melhorar o desempenho das reservas diretas do seu hotel?

1. Desenvolva um bom site para sua empresa

O primeiro procedimento para potencializar reservas diretas é o investimento na construção de um bom site. O endereço do hotel na internet é a sua central de informações e conteúdos na web. Ele desempenha um papel fundamental, tanto para informar os hóspedes quanto para convertê-los em clientes e oferecer canais para fechamento do negócio.

Para atrair a atenção dos interessados e convertê-la em negócio, o hotel precisa ter um bom site, capaz de exercer seu papel informativo e que esteja alinhado com o padrão do empreendimento.

Para isso, existem 2 pontos de atenção para ter um bom site e, consequentemente, alavancar suas reservas diretas:

  1. Ser responsivo, capaz de se adaptar às telas dos dispositivos móveis e computadores convencionais.
  2. Ser estruturado de acordo com as premissas do SEO (Search Engine Optimization), para que fique bem ranqueado nos sistemas de busca, facilitando que os clientes encontrem o empreendimento na web.

2. Transforme o site em um marketplace com a ajuda de um motor de reservas

Um bom site informativo ajuda a vender? Com certeza. Contudo, ele pode ser ainda mais eficiente caso seja transformado em um site de e-commerce. O comércio eletrônico desempenha papel importantíssimo para a indústria de hospitalidade. A facilidade de compra online é uma realidade consistente na vida de quem compra diárias, passagens aéreas e pacotes de viagem. Por isso, se o hotel buscar otimizar as reservas diretas, com certeza o e-commerce será uma boa alternativa.

Para executar as vendas online, o hotel precisa de um motor de reservas. Ele é um software inteligente que efetua a venda e transmite as informações de hospedagem para o sistema de gerenciamento hoteleiro e para o distribuidor de canais, bloqueando a unidade que acaba de ser adquirida na data certa.

Junto com essa função de organização das vendas, o motor também emite as informações necessárias para pagamento, fazendo todo o processo de uma ponta até a outra. O motor de reservas é prático para o hotel e também para o hóspede, que consegue fazer sua compra sem complicações em um sistema prático e intuitivo.

3. Invista em comunicação digital e publicidade online

Informação é tudo nos dias de hoje. A ascensão do marketing de conteúdo como estratégia de fidelização, retenção e captação de clientes prova que o caminho para alavancar os resultados é a construção de um relacionamento com base informativa.

A criação de bons conteúdos é fundamental para despertar a atenção dos interessados e colocar o hotel na posição de “especialista no assunto”. Isso transmite ainda mais segurança para os clientes. Com base em bons conteúdos, o hotel pode direcionar o tráfego para o site, onde estarão todas as informações e processos de venda disponíveis para os clientes.

Além dos conteúdos, a o hotel pode apostar na publicidade online. Se você tem dúvidas quanto à eficácia dos anúncios no Google, Facebook e Instagram, saiba que a Booking (que provavelmente é um dos canais de vendas mais ativos para o seu hotel) investe bilhões de dólares anualmente em publicidade digital. Tudo isso por um simples motivo: ela funciona.

Criar bons anúncios e patrocinar conteúdos interessantes nas redes sociais é fundamental para ampliar as chances de sua marca ser conhecida e ampliar as vendas. A capacidade de mensurar os resultados das campanhas e alterá-las conforme sua veiculação também proporcionam mais chances de acerto.

4. Desenvolvimento de comunicação e promoções personalizadas com base nos dados de clientes

A hipersegmentação tem sido apontada como uma forma eficiente de realizar atendimentos, comunicações institucionais e promoções de vendas. Este trabalho é minucioso e exige um bom aporte de dados.

Ao utilizar os dados contidos no PMS, o hotel consegue identificar diferentes características e perfis de consumo em seus hóspedes. Isso permite a criação de personas, ou seja, uma representação do cliente ideal, que irá servir como base para desenvolvimento dos conteúdos e campanhas.

Conforme o hotel consegue atuar de forma segmentadas, crescem as chances de obter sucesso com suas ações de marketing. Contudo, os dados precisam ser confiáveis e atualizados para que a estratégia dê certo.

 

Essas são algumas das formas de potencializar as reservas diretas do hotel. Como você pode perceber, muito do que foi dito aqui se baseia na construção de um bom site, desenvolvimento de ações de marketing e no uso de sistemas inteligentes, como os motores de reserva e o PMS.

Tudo isso aponta para a necessidade de modernização. O hotel precisa acompanhar o desenvolvimento do mercado e compreender que bons resultados têm relação direta com inovação, tecnologia e cuidados com a experiência de consumo dos hóspedes!