fbpx
You are currently viewing Hotéis criativos: transforme seu empreendimento com a tecnologia

Hotéis criativos: transforme seu empreendimento com a tecnologia

Saiba como a tecnologia pode transformar seu empreendimento em um hotel criativo, melhorando a experiência do cliente e trazendo mais praticidade!

O uso de tecnologia no universo hoteleiro está cada vez mais intenso. Conforme entramos em uma era de ferramentas digitais precisas e grandes volumes de dados, a aplicação de inovações tecnológicas vai se tornando mais pertinente. Isso contribui para melhorar os resultados, a experiência do cliente e a capacidade de retenção.

A tecnologia se destaca como um “facilitador” para a hotelaria, desafogando processos e agilizando operações junto aos clientes, como:

  • Vendas;
  • Reservas;
  • Check-in;
  • Controle de consumo dos hóspedes.

Contudo, ela não é algo meramente técnico. Por trás da aplicação de tecnologias, há um traço de criatividade. Sim, afinal, quando um hotel aposta em uma solução tecnológica para um problema, este é um sinal de que há a busca por algo diferente, inovador e que pode trazer uma boa impressão para os hóspedes.

Existem algumas tecnologias que são capazes de otimizar processos e se tornar um bom exemplo de criatividade e novidade. Esta é a filosofia dos Hotéis Criativos, empreendimentos hoteleiros que se baseiam no uso de tecnologias para trazer experiências diferentes para seus hóspedes.

Que tal transformar seu empreendimento com tecnologia? Descubra alguma das tendências aplicadas pelos hotéis criativos atualmente!

Como trazer criatividade para seu hotel com a tecnologia

1. Internet das Coisas e sua aplicação nos hotéis criativos

A IoT (Internet of Things, em inglês) trouxe consigo mudanças muito interessantes para objetos comuns de nosso dia a dia. Seu principal atrativo é a capacidade de transformar simples objetos cotidianos em ferramentas inteligentes, que executam suas tarefas e ainda fornecem dados para otimizar a experiência do usuário.

Alguns hotéis apostam com força na IoT como meio criativo e eficaz para melhorar a experiência do cliente. Por meio do uso de centrais de controle de iluminação, TV, ar-condicionado e telefone, os hotéis conseguem aprender sobre a preferência dos hóspedes. Com isso, conhecem cada vez mais sobre eles e criam inteligência para proporcionar uma experiência única para cada um.

A IoT está presente nas centrais inteligentes como a Alexa (da Amazon) e o Google Home, que também estão sendo aplicados nos hotéis para otimizar pedidos de room service, comunicação com a equipe do hotel. Essas inovações fazem parte do time de tecnologias que combinam a internet das coisas com os comandos de voz, que tendem a se tornar cada vez mais aplicados nos dispositivos digitais.

2. Tecnologias sustentáveis

Sustentabilidade não é apenas um dever dos empreendimentos preocupados com o planeta, ela é uma importante forma de atrair hóspedes, especialmente os mais preocupados com o assunto.

Atualmente existem startups focadas no desenvolvimento de ferramentas e soluções sustentáveis para outras empresas (são as Greentechs ou Cleantechs).

Essas empresas ofertam soluções tecnológicas para diferentes processos, desde o uso de fechaduras eletrônicas via app (que reduz o consumo de plástico com os cartões-chave) até composteiras inteligentes, sistemas de armazenamento de água da chuva e painéis de energia solar.

A parceria com empresas desenvolvedoras de tecnologias verde é uma grande tendência em inúmeros mercados, inclusive na hotelaria, que utiliza muitos recursos como água e energia elétrica, além de produzir grandes quantidades de dejetos.

3. Satisfação do cliente por meio da agilidade

Hotéis criativos sabem que seus hóspedes enxergam tecnologia com ótimos olhos. Por isso, apostam em soluções tecnológicas para satisfazer seus clientes e inovar ao mesmo tempo.

Soluções como o uso de totens e sistemas remoto para check-in online, juntamente com outras inovações como a comanda digital, são ótimas para agilizar processos, desafogar o trabalho das equipes e impressionar os hóspedes.

A criatividade no uso da tecnologia pode ser simplesmente um insight para transformar um procedimento longo em algo rápido e agradável!

4. O uso da computação em nuvem e suas melhorias estratégicas

Um hotel criativo não inova apenas para seus hóspedes, mas também junto às suas equipes de trabalho. O uso de sistemas inteligentes é uma realidade na administração hoteleira, e a aplicação de softwares em sistemas na nuvem é uma grande transformação já consolidada no mercado hoteleiro.

Os hotéis precisam manter sua infraestrutura de TI em perfeito funcionamento, ao mesmo tempo, é fundamental proteger os dados em um servidor de confiança. É isso que a nuvem oferece, e os melhores e mais preparados hotéis já estão trabalhando com cloud computing para otimizar a segurança da informação e o uso remoto de ferramentas de trabalho.

A nuvem mantém os profissionais conectados remotamente com o hotel (com acesso às ferramentas em tablets, smartphones e PCs) e com informações atualizadas o tempo todo. Isso gera uma dinâmica administrativa que até então era impossível de se conceber.

Essas mudanças permitem aos gestores do hotel um acompanhamento ágil dos negócios. Além disso, as ferramentas podem ser integradas para produzir dados em conjunto e gerar relatórios detalhados e cheios de informações úteis para o andamento dos negócios.

Esse tipo de inovação apresenta uma “criatividade de alta performance”, ou seja, com base na inovação dos desenvolvedores, o hotel ganha poderosas armas para potencializar resultados e guiar a tomada de decisões.

 

A criatividade é um motor que impulsiona a tecnologia. Soluções inovadoras surgem não apenas da necessidade, mas da possibilidade de transformar e otimizar processos e relações.

Apostar na tecnologia e se tornar um hotel criativo é uma tendência mundial do mercado. Todo empreendimento deve seguir para se manter sempre entre os mais preparados para atender os hóspedes e fornecer uma excelente experiência.


Deixe um comentário