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Inovação disruptiva: como desenvolver soluções sob demanda na hotelaria

O termo inovação disruptiva está alta atualmente, principalmente com os grandes avanços da tecnologia. Veja como a hotelaria pode usar soluções inovadoras!

Inovação é algo que toda empresa busca em seu segmento. A possibilidade de apresentar um diferencial e se destacar frente a concorrência é um dos fatores que mobilizam as novidades no setor hoteleiro. A competição e, claro, a necessidade de conceder ao cliente uma experiência de consumo marcante são os combustíveis inseridos no forno das novidades.

Falar em inovação disruptiva é algo que está em voga, mas pouco se aprofunda no real significado do termo. Inovações disruptivas são aquelas que têm capacidade de alterar o mercado de forma tão intensa que os grandes players ficam sob ameaça. 

Ou seja, trata-se de uma inovação que tem potencial para tirar o sono de quem não a adota, mesmo que seja um gigante do mercado.

Atualmente, a discussão sobre inovação disruptiva na hotelaria reside sobre o consumo on-demand. Nada mais é do que a personalização das experiências do cliente de acordo com suas necessidades e preferências.

Mas nem só de experiências personalizáveis vive o setor hoteleiro. Existem outras inovações com potencial disruptor que estão sendo agregadas às operações para conquistar os hóspedes e transformar a qualidade da hospedagem e dos serviços hoteleiros. Continue a leitura e saiba mais!

Inovação disruptiva: conheça as principais soluções para hotelaria

1 – Realidade virtual e realidade aumentada

As tecnologias de VR e AR estão se tornando bastante usuais no mercado de games, TVs e Smartphones. Contudo, seu potencial está sendo descoberto por setores que não tem relação direta com a tecnologia, como é o caso da hotelaria.

Alguns hotéis boutiques estão implementando óculos de VR e AR nas habitações. Isso permite ao hóspede o consumo de conteúdos interativos e divertidos, como um passeio pela cidade sem sair do lugar ou um tour pelo hotel e suas instalações.

Esse tipo de inovação disruptiva na hotelaria ainda encontra-se em estado de teste e, muito provavelmente, será melhor desenvolvida com o passar dos anos. Entretanto, já é notório o potencial existente para captar hóspedes e criar experiências positivas totalmente fora dos padrões. 

2 – Marketing além do básico

Quando o assunto é marketing, as empresas precisam ir além do básico. Fazer newsletters, se comunicar com o hóspede via redes sociais e criar um blog com conteúdos é algo que todo hotel deve fazer, a ideia agora é sair do tradicional.

Muitos hotéis têm apostado na realidade aumentada e virtual para intensificar ainda mais suas campanhas. Contudo, algumas outras inovações disruptivas que mesclam o real e o virtual também estão ganhando destaque.

Como exemplo temos a iniciativa de um hotel em San Francisco, que criou uma espécie de jogo online no qual seus hóspedes descobrem como é viver na cidade. Para isso, foi desenvolvido um app que apresentava pontos de interesse na cidade. Ao chegar em cada um desses pontos, o hóspede tinha acesso a um conteúdo que envolvia a marca do hotel e a história da cidade.

3 – Previsão de comportamento

Melhor do que conhecer os hábitos de seus clientes é conseguir prever suas intenções, certo? Isso pode parecer um trabalho impossível ou repleto de misticismo, mas a tecnologia está tornando a previsão de comportamento de consumo algo possível.

Para isso, contam com o auxílio de algoritmos de análise de dados e sistemas inteligentes de gestão e vendas. Assim, os hotéis conseguem cruzar informações, traçar perfis de consumo e antever as necessidades de seus clientes, estando sempre à disposição deles quando se faz necessário.

Esse tipo de ação demanda dois fatores muito importantes: capacidade de gerenciamento de dados e grande inteligência de negócios. Conciliando esses dois fatores é possível ir longe com as previsões e melhorar os resultados de vendas e o relacionamento com o cliente. 

4 – Inteligência artificial nos mecanismos de reserva online

Veja o exemplo: O cliente faz uma pesquisa de datas e preços e não efetua a compra. Alguns dias depois, ao retornar para o site em busca dos preços, a mesma pessoa é recebida com uma mensagem do motor de reservas dizendo que suas informações de busca ainda estão salvas, mas que foi possível encontrar uma data ainda melhor para a viagem.

Essa interação entre robôs e pessoas tem tudo para crescer no universo da hotelaria e deixar exemplos como este cada vez mais comuns. 

O uso de dados e o machine learning são duas tendências fortes para os hotéis de todo o mundo. Sistemas como o motor de reservas e o PMS ganham mais inteligência conforme a captação dos dados é feita e os usuários vão interagindo com as plataformas. 

Todos os hotéis devem buscar a inovação, principalmente quando elas têm potencial para virar o mercado e trazer mudanças positivas para as operações e para a experiência dos hóspedes. 

Automatizar tarefas e melhorar processos são apenas algumas das premissas básicas das tecnologias. Contudo é possível ir além, misturar resultados com novidades e entretenimento e atingir novos patamares de inovação.

Tudo isso para atender as expectativas e dos clientes, que estão cada vez mais conectados e cientes das mudanças positivas trazidas pelos avanços tecnológicos.

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