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Como um PMS te ajuda a tomar decisões mais inteligentes?

Saiba como um PMS pode trazer diversos benefícios na tomada de decisões da equipe gerencial do hotel. Veja como ele pode ser um “conselheiro digital”!

Para os clientes, o hotel é um local de descanso e conforto. Para a equipe operacional, ele é o local de trabalho, onde reina o entrosamento e comprometimento para que as tarefas sejam cumpridas com excelência. Para os investidores, ele é um empreendimento cujo principal objetivo é gerar lucros. Por fim, para a equipe gerencial, ele é um ecossistema intenso, dotado de milhares de detalhes, tarefas, desafios e preocupações.

A equipe gerencial possui a responsabilidade de administrar o trabalho das operações e tomar as melhores decisões para potencializar os resultados financeiros. Realizar essas duas tarefas de modo certeiro demanda estratégia, e é exatamente aqui que muitos hotéis pecam.

O desenvolvimento de uma estratégia eficiente passa pelo profundo conhecimento das operações, formas de comercialização das diárias, custos operacionais e todos os outros assuntos que são sensíveis para o caixa da empresa e para o desenvolvimento do trabalho.

Tomar decisões importantes pode ser difícil quando não há o auxílio de informações consistentes sobre o hotel. Ferramentas digitais, como um PMS, são excelentes formas de obter essas informações estratégicas em um único ambiente virtual. Seu uso entrega mais valor para a gestão hoteleira e auxilia o processo de tomada de decisão.

Veja como um PMS pode ser o melhor parceiro da gerência na hora de tomar as decisões mais importantes para os resultados!

Como um PMS auxilia na tomada de decisões?

Automatização de tarefas e a gestão do tempo de trabalho

A utilização do PMS permite que algumas tarefas sejam automatizadas. Demandas como a atualização de resultados e disponibilidade dos quartos é feita de maneira automática pelo sistema, o que contribui para que os profissionais do setor gerencial tenham mais tempo disponíveis para realizar atividades mais estratégicas e que potencializam os resultados.

Se configurado para se comunicar com o Channel Manager, todas as informações de reservas que chegam ao hotel são transmitidas para o PMS, facilitando o controle e permitindo uma leitura mais ampla sobre a ocupação do hotel ou as vendas de cada canal.

Visualização de dados

Números são parte importante da rotina de um gerente de hotel. São vários indicadores para analisar e muitas cifras para contabilizar. Fazer isso manualmente e sem ter uma noção exata dos resultados colhidos ao longo do tempo pode deixar a estratégica enfraquecida.

Com o auxílio do PMS, o hotel tem a sua disposição todos os dados em uma interface amigável e de fácil manejo. Com isso, fica mais simples analisar os dados e traçar novas estratégias conforme os resultados se desenham.

Informações em tempo real

A integração com o Channel Manager e os dados provenientes dessa ferramenta possibilitam muito controle sobre o fluxo do hotel e suas operações. Quanto maior é o domínio que a equipe gerencial tem do hotel, maior as chances de criar estratégias que sejam benéficas para os resultados.

Visualização de dados é uma das demandas mais em alta no mercado. Todas as ferramentas digitais que prezam pelo desenvolvimento estratégico utilizam a visualização de dados como um suporte para otimizar o trabalho gerencial, e com o PMS não é diferente!

Gerenciamento de receita

A administração da receita do hotel é algo que precisa ser feito com extremo cuidado. O gerenciamento de tarifas e do fluxo de caixa são descomplicados com o uso de um PMS.

Todos os cálculos e somas podem ser feitos pelo sistema, evitando erros e aumentando a precisão nos demonstrativos de resultado.

Conhecimento de público

A melhor forma de atingir estratégias que gerem resultados é conhecendo quem compõe o público alvo do hotel e qual o seu comportamento de consumo.

A base de dados do PMS inclui informações sobre os clientes e cria um banco de informações muito importante para os gestores conhecerem mais sobre os hóspedes e quais as melhores formas de traçar estratégias comerciais e de relacionamento com eles.

A melhoria na relação entre o hotel e seus clientes é uma estratégia inteligente para potencializar resultados e estimular a fidelização.

 

A adoção do PMS traz diversos benefícios para os gestores. Além de ser uma ferramenta que será utilizada diariamente, ele se torna uma espécie de “conselheiro digital” da equipe gerencial.

Assim, a equipe pode recorrer à base de dados do sistema – e à sua capacidade de gerenciar e apresentar esses dados – para tomar decisões de forma mais estratégica e benéfica para os resultados do hotel.

Gerenciar um empreendimento hoteleiro com o auxílio da tecnologia é uma das discussões mais importantes desse mercado, que se moderniza cada vez mais e tem que lidar com uma competição cada vez mais acirrada.