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Reabertura dos hotéis: saiba como atrair mais hóspedes

Hotéis ao redor do mundo estão, aos poucos, reabrindo suas portas e oferecendo serviços. E, num momento tão importante como esse, onde sentimos aquela ponta de esperança para voltar nossas atividades e receber viajantes do mundo todo, é primordial criar estratégias não somente para atrair, mas, para de fato dar condições especiais para as pessoas que precisam viajar e também necessitam de ajuda para tanto.

Antes de irmos para as dicas, é importante que a gente entenda o seguinte:

Promoções: as promoções são condições especiais para determinados períodos definidos, como por exemplo: feriados 

Tarifas especiais: condições especiais de preço com período de validade indeterminado. Ou seja, uma vez determinada a tarifa, ela pode ficar ativa por tempo indeterminado nos meios de divulgação. 

Neste artigo, apresentaremos algumas ideias para você criar, dentro dos seus próprios canais (preferencialmente seu site) promoções e tarifas especiais atrativas  & criativas para o seu futuro cliente. 

Desenvolvendo promoções e tarifas especiais para o seu hotel de maneira assertiva 

Existem detalhes extremamente importantes que devem ser levados em conta no momento de desenvolver as promoções e tarifas do seu hotel. Os gestores de sucesso já sabem e você vai estar em muita atenção daqui para frente, se também quiser obter êxito em suas estratégias. 

Afinal, você sabe que em um segmento competitivo como da hotelaria, é necessário estar sempre buscando ações que possam se destacar, a fim de atrair clientes de maneira assertiva.  

Quer saber como fazer isso? As dicas que listamos a seguir podem ajudá-lo neste sentido. Acompanhe: 

Analise as avaliações 

Tanto em relação ao seu hotel quanto em relação aos concorrentes, é necessário que você estude o que os clientes apontam como pontos positivos e negativos e use isso para desenvolver promoções ou tarifas especiais alinhadas às demandas deles.  

Uma avaliação do hotel, mesmo que negativa, pode representar oportunidades. Isso porque o gestor consegue identificar pontos de melhorias no local. 

É obvio que existem expectativas fora da realidade, como um hóspede que quer pagar um valor mínimo e espera dormir em uma suíte presidencial. Contudo, descartados os poucos exageros, é justamente aquele cliente mais exigente que pode ajudar em uma real melhora dos serviços que permita atrair, se relacionar fidelizar clientes.

Ofereça uma experiência local 

Não espere que seus hóspedes percam tempo pesquisando o que fazer na cidade. Ofereça você mesmo um guia das atrações locais, incluindo passeios em restaurantes da região e pontos turísticos importantes da cidade.  

Esses pacotes criativos são um meio de divulgar o que você tem de especial e atrair hóspedes para o seu hotel. 

Conte com eventos e datas comemorativas 

O primeiro passo para essa estratégia consiste em realizar um planejamento de todas as datas comemorativas. Após levantar todas as datas, verifique quais podem ser aproveitadas pelo seu hotel, considerando principalmente sua região.  

As principais datas comemorativas do ano demandam serviços personalizados para agradar seus clientes. Então, nos dias dos namorados, por exemplo, o seu hotel pode oferecer uma promoção como: hospede-se conosco e ganhe um jantar romântico”. 

Desenvolva ofertas segmentadas 

Essa outra estratégia possibilita que você crie promoções e tarifas especiais para públicos segmentados. 

Ao entender os canais principais de compra, a linguagem de seu público e suas motivações, fica muito mais simples e assertivo investir em ações de marketing, pois serão segmentadas corretamente e atingirão as pessoas certas. 

Um hóspede que viaja a trabalho, por exemplo, tem necessidades diferentes do que outro que está a lazer. Diante disso, você pode pensar em ofertas diferentes para esses públicos que possam atendê-los de maneira efetiva. 

4 ideias de promoções na hotelaria 

Agora que você já aprendeu como criar promoções para o seu hotel ou pousada, é necessário saber que existem diferentes formatos de promoções na hotelaria: sazonais, pacotes promocionais, eventos e ofertas de programa de fidelidade. A seguir entenda cada um desses formatos e confira algumas ideias de ofertas que você pode adquirir em seu hotel. Confira!

1- Promoções Sazonais

Como próprio nome diz, são ações oferecidas em determinados períodos, ou seja, temporária.  

O fato é que se bem explorada, principalmente, nas épocas comemorativas, as promoções sazonais são uma ótima oportunidade de alavancar as vendas do seu hotel.  

Ideias de promoções sazonais:  

  • Elabore promoções com tempos limitados: realize ofertas relâmpagos, com ofertas especiais válidas apenas para um determinado período. Principalmente, para os períodos de baixa demanda, a oferta pode ajudar a evitar a queda na ocupação.
  • Promova eventos: Você pode oferecer festas de carnaval no seu hotel ou ainda, festivais de verão ou inverno, por exemplo. 

2- Pacotes Promocionais

Oferecer um conjunto de serviços direcionados a um determinado público. Esse pacote promocional pode ser uma excelente forma de impulsionar não apenas suas vendas, mas também o seu relacionamento com o seu cliente. 

Ideias de pacotes promocionais: 

  • Crie pacotes promocionais com parceiros de sua região: você pode estabelecer parceiros em sua região, a fim de oferecer um passeio de barco, por exemplo ou quem sabe, um desconto em um restaurante ou lanchonete próximo ao hotel.
  • Desenvolva pacotes que destaquem os serviços oferecidos pelo seu hotel: pode ser que seu hotel ofereça diversos serviços especiais para famílias que viajam com crianças. Diante disso, você pode criar pacotes promocionais para divulgar esses serviços. 

3- Eventos

Neste caso, as promoções podem ser para promover eventos da região, ou oferecidos pelo próprio hotel. Pode ser também, que você possa atrair empresas que gostariam de utilizar o seu estabelecimento para promover eventos. 

Ideias de promoções de eventos: 

  • Faça parcerias com promotores de eventos da sua região: oferecer seu estabelecimento para realizar eventos é uma forma de aumentar o lucro do seu hotel e ainda, aumentar a visibilidade do seu estabelecimento.
  • Crie ofertas para atrair participantes para o seu evento: se o seu hotel está oferecendo um determinando evento, é provável que você consiga atrair mais hóspedes nesse momento. O ideal é criar ofertas especiais que possam atrair mais reservas durante este evento.

4- Programas de fidelidade

Essa é uma estratégia essencialmente ligada em retenção de clientes. Isso significa investir em oportunidades de encantar os hóspedes, a fim de conquistar a preferência destes. 

Ideias de promoções de programas de fidelidade: 

  • Promova ofertas mais especiais aos seus clientes mais fiéis: dessa forma eles se sentirão mais especiais e potencializará o seu marketing de relacionamento. O seu hotel pode oferecer, por exemplo, um passeio turístico ou um café da manhã grátis. 
  • Incentive a participação em seu programa de fidelidade: o objetivo é fazer com que seus novos hospedes entendam a importância de ser fiel ao seu estabelecimento e voltem sempre.Ex: xy% de desconto na próxima estadia para quem se cadastrar no programa de fidelidade.  

7 ideias de tarifas especiais para o seu hotel 

As tarifas especiais têm um papel importante para incentivar a compra, desde que sejam ofertas de maneira correta e fácil aos seus clientes.  

Na lista abaixo, iremos salientar ideais de tarifas especiais a serem elaboradas e disponibilizadas online para os clientes do seu hotel. Veja:

1- Tarifa social 

Se o seu hotel possui algum tipo de parceria com alguma instituição ou projeto social concede um percentual da reserva direta com o hotel para uma determinada causa social. Esse é inclusive, um grande apelo para fazer com o que o cliente decida reservar com você.

2- Tarifa estudantil 

Este é um público interessante e que pode trazer ocupação para o seu hotel em época de baixa temporada. No entanto, é preciso lembrar que esse público possui um orçamento mais limitado para viajar.

3- Tarifa para grupos 

Neste caso, convém definir o número mínimo de pessoas aceito para a tarifa ser válida.

4- Tarifa coorporativa 

Um dos segmentos mais atrativos e lucrativos da indústria hoteleira é o corporativo. Pense na quantidade de oportunidades que uma empresa pode demandar: congressos, feiras, workshop, conferências e seminários. Por isso, é importante planejar tarifas especiais para esse público, a fim de manter seu hotel ocupado mesmo durante a baixa temporada.  

5- Tarifa day use 

Day use é quando o hóspede usufrui das instalações do hotel ou pousada durante o dia, como piscina, buffet e áreas comuns, mas sem ter direito a um pernoite 

6- Tarifa melhor idade

Esta tarifa especial voltada ao público da terceira idade é interessante em virtude do forte envelhecimento da população brasileira que acontecerá nos próximos anos.

7- Tarifa baixa estação 

A tarifa baixa estação é um nome mais sofisticado para tarifa de baixa temporada. 

Para tanto, os locais mais comuns para comunicar essas promoções e tarifas especiais são na página principal do site, e-mail marketing, no próprio motor de reservas, quando possível, nas redes sociais, blog dentre outros. 

 

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