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Softwares de gestão hoteleira local ou na nuvem: qual é o melhor para seu negócio?

Softwares de gestão hoteleira local ou na nuvem: qual é o melhor para seu negócio?

Conheça os benefícios dos softwares de gestão hoteleira locais e os que usam a nuvem e saiba como eles podem beneficiar a administração do seu hotel.

Utilizar a tecnologia para otimizar a gestão de empreendimentos hoteleiros é um movimento estratégico que está sendo realizado amplamente pelos grandes players do mercado. A agilidade e eficiência trazida pela transformação digital dinamiza a administração do hotel e a torna mais produtiva e transparente.

Essas são duas das principais razões que justificam a adoção em massa das ferramentas tecnológicas. Além desses dois fatores, existem alguns outros motivos que levam à adoção de softwares de gestão hoteleira, como o PMS. Trata-se da mobilidade e segurança das informações.

Os servidores dessas ferramentas (sejam eles locais ou em nuvem) permitem seu uso de forma remota, ao mesmo tempo que garantem segurança das informações salvas. Isso torna o sistema ainda mais dinâmico e adaptado à nova realidade dos hotéis.

Se você pensa em adotar um PMS ou um sistema de gestão hoteleira, a nossa dica é comparar as possibilidades. Quer saber mais sobre esse tema?

Então confira nas próximas linhas as diferenças e benefícios dos softwares de gestão hoteleira e veja qual deles é a melhor solução para a administração do seu hotel!

A segurança dos softwares de gestão hoteleira

Nos últimos anos, algumas notícias envolvendo roubo de dados e arquivos em nuvem fez muita gente pensar que os servidores de cloud computing são uma grande “terra de ninguém”, onde os cibercriminosos conseguem facilmente roubar dados e fazer um grande estrago.

Apesar de episódios famosos, como o ataque aos servidores da Apple e da Sony Playstation, a maioria dos servidores em nuvem possuem protocolos e políticas de segurança altíssimos.

A segurança é um dos fatores principais neste ramo de “digital storage”. Isso significa que as empresas que comercializam servidores em nuvem investem muito dinheiro em segurança.

Não se deixe enganar por episódios esporádicos, manter os dados salvos na nuvem é um procedimento muito mais seguro do que confiar em um servidor interno e modesto.  

Atenção: Isso não significa que alocar o PMS em um servidor local seja algo inseguro. É possível criar boas políticas de segurança a nível local, porém, como segurança é core business de servidores em nuvem, é fato que os investimentos em segurança são satisfatórios.

Mobilidade e praticidade

Todas as informações que você insere no PMS ficam retidas nos servidores, permitindo o acesso remoto da ferramenta e das informações de acordo com a necessidade da equipe gerencial do hotel. Essa funcionalidade funciona tanto com o sistema alocado em nuvem quanto com o sistema alocado internamente.

A mobilidade desse tipo de ferramenta encontra na nuvem um bom parceiro. Já que tudo é salvo num servidor remoto, o software de gestão hoteleira pode ser usado fora do ambiente do hotel.

É uma grande vantagem para os membros do time de administração que gostam de seguir os números diariamente, mas que nem sempre estão disponíveis presencialmente.

Rodar o sistema em nuvem é uma ótima ideia, contudo, se o seu hotel ou pousada se encontra em um local em que a internet é instável, é melhor alocá-lo em um servidor local, para evitar falhas de comunicação e quebra no uso da ferramentas.

Em relação à mobilidade, também não é necessário ficar dependente da nuvem. Os melhores PMS e softwares de gestão hoteleira também operam remotamente mesmo quando suas informações estão em servidor local!

Comunicação com hóspede

Uma das funções mais interessantes do PMS pode ser utilizado tanto na nuvem quanto em servidor local. Trata-se da possibilidade de comunicação com clientes.

Atualmente, as gerações mais novas e os viajantes antenados gostam de receber informações na palma de sua mão, nos dispositivos móveis. O PMS permite uma comunicação interativa entre os hotel e seus hóspedes, para isso, basta utilizar os recursos da ferramenta.

Mandar e-mails informativos ou relacionados à reserva do cliente é algo que faz com que o consumidor sinta-se mais contemplado, ampliando a sua experiência positiva. Vale ressaltar que essas ferramentas de comunicação podem auxiliar nas estratégias de Revenue Management.

Informações atualizadas na palma da mão refletem em análises mais precisas

Os sistemas em nuvem ou alocadas internamente podem ser levados para diversos locais por meio dos dispositivos móveis. Soma-se à isso o update constante das informações no servidor e pronto, o PMS se torna uma ferramenta móvel e sempre atualizada, o que permite análises sempre precisas de resultados.

 

Gostou de conhecer os benefícios dos softwares de gestão hoteleira? Se o seu hotel busca soluções de ponta para a administração hoteleira, não deixe de considerar o PMS!

Na hora de configurá-lo, é importante ressaltar que tanto a nuvem quanto a instalação em servidor local cumprem bem as funções do sistema, cabe a reflexão do hotel sobre a melhor solução.

A nuvem é bastante indicada para quem não possui servidor, assim não há necessidade de adquirir os equipamentos necessários e nem contratar equipes de TI e manutenção.

Contudo, quem está localizado em áreas de conexão instável pode apostar no servidor local como melhor solução. O que importa mesmo é ter a ferramenta apta e certa para uso e pronta para fazer a diferença no seu negócio.

Quer saber mais notícias e dicas sobre o universo da administração hoteleira? Então não deixe de acompanhar o nosso blog!



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