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Entenda como a tecnologia pode facilitar a gestão das equipes do hotel

Saiba como a tecnologia pode contribuir para uma gestão das equipes do hotel otimizada. Também veja algumas dicas para trazer eficiência na gestão!

Os impactos da tecnologia são sentidos por inúmeros setores da economia brasileira. Novas ferramentas digitais surgiram para auxiliar tarefas e transformar a rotina de colaboradores e equipes gerenciais.

O setor hoteleiro, como era de se esperar, também recebeu impactos positivos com a ascensão da tecnologia. Além de novos canais online para vendas e divulgação, surgiram inúmeras ferramentas que auxiliam na gestão estratégica, controle de reservas, check-in e check-out dos hóspedes e gestão de equipes internas.

Especificamente sobre a gestão de equipes internas, é interessante analisar como essas ferramentas impactam na rotina e otimizam o tempo e controle de tarefas diárias, ao mesmo tempo que otimiza a comunicação e organização do trabalho de todos os envolvidos.

Veja abaixo como a tecnologia pode facilitar a gestão das equipes dentro de um hotel!

Como a tecnologia auxilia na gestão de equipes dentro do hotel?

Mobilidade em primeiro lugar

As novas ferramentas digitais tem o pensamento mobile first, ou seja, todo seu desenvolvimento e uso tem foco nos dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Sistemas de gestão de equipes contam com a mobilidade dos smartphones para serem ainda mais práticos, sendo possível carregá-lo para onde for necessário.

Essa lógica da mobilidade dá embasamento para a criação de funções, como o sistema de chat inserido dentro da plataforma, que permite uma comunicação instantânea entre os colaboradores e gestores.

E isso é fundamental na hotelaria, afinal, quem trabalha no ramo com certeza já vivenciou alguma ocasião em que foi muito difícil entrar em contato com a governança em um momento de urgência.

Conforme a necessidade das equipes, o sistema pode ser configurado para acesso dentro e fora do hotel, o que permite que o controle seja mantido mesmo quando os gestores não se encontram no local.

Controle do trabalho feito

Muitas vezes, as equipes de reservas e da recepção do hotel sofrem com falta de informações vindas da governança. Em alguns casos, até vendas são perdidas quando quem está no balcão não consegue saber sobre a disponibilidade de quartos já arrumados e prontos para receber novos hóspedes.

Sistemas de tecnologia permitem ao gestor acompanhar  o trabalho em tempo real. Conforme a equipe de limpeza deixa tudo pronto em um quarto, essa informação pode ser transmitida para o sistema, que já aponta a disponibilidade para uso.

Esse tipo de ferramenta permite um controle mais amplo sobre a disponibilidade, trazendo mais tranquilidade para a equipe de reservas e recepção no momento de fazer o check-in do novo hóspede.

Uso intuitivo facilita a aplicação

Uma ferramenta digital pensada para ser utilizada por toda equipe precisa ser intuitiva, clara e descomplicada. A simplicidade no uso é convidativa e amplia a adesão à essas soluções tecnológicas.

Usabilidade é palavra de ordem no meio digital. Ninguém quer pagar por ferramentas complexas, afinal, diante de grandes dificuldades, o mais natural é retornar aos antigos processos, que geram menos dúvidas mesmo sendo mais arcaicos.

É claro que, em muitos casos, um pequeno treinamento elimina dúvidas e deixa tudo mais claro. Porém, mesmo diante da necessidade de treinamento, as ferramentas que realmente se tornam funcionais para as empresas são aquelas que apresentam menos complexidade de uso.

Dicas para uma gestão de equipes eficiente

Por mais que as tecnologias potencializem a gestão de equipes, é impossível realizar essa tarefa de modo satisfatório sem levar em consideração o fator humano, ou seja, sem dar o peso necessário para a interação entre lideranças e equipes.

Um bom gerenciamento de equipe precisa contar com os seguintes aspectos:

  • União em torno de uma meta coletiva;
  • Respeito entre os colegas;
  • Diálogo aberto e transparente entre os líderes e os colaboradores;
  • Busca pelo aperfeiçoamento.

O papel do líder é fundamental para que esses pontos sejam exercitados durante o expediente. A liderança demanda controle, mas isso não significa um distanciamento dos demais, e sim uma necessidade de aproximação para compreender melhor a rotina e os desafios.

Junto com o fator humano, há também o conhecimento. Estar sempre aprendendo é algo que todos devem fazer para aprimorar seu trabalho e torná-lo mais simples e ágil.

Diante disso, a equipe pode receber treinamentos, fazer dinâmicas de reflexão e criar momentos de debate e discussão, para que seja possível compreender os pontos a serem melhorados e quais as formas de atingir a melhoria necessária.

 

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de navegar pelo nosso blog para conhecer mais sobre temas como gestão estratégica, o impacto das novas tecnologias na hotelaria, além de dicas para comercializar as diárias!